Começando pelo Botafogo, o Futebol Latino inicia a sua série de retrospectivas tratando, em números, como foi o ano dos principais clubes brasileiros das Séries A e B.
Leia mais: Luxemburgo veta a saída de jogador importante do Palmeiras
Lembra dele? Maxi Biancucchi anuncia a sua aposentadoria dos gramados
No caso do Alvinegro carioca, os dados mostram o desequilíbrio de desempenho e resultados que caracterizaram a equipe onde três comandantes diferentes trabalharam: Zé Ricardo, Eduardo Barroca e, até o final de 2019, Alberto Valentim.
Fora de campo, extremamente endividado e com sérios problemas para arcar com os custos mais básicos, o Conselho Deliberativo aprovou em reunião no mês de dezembro o modelo de clube-empresa para ser aplicado na equipe. Podendo, assim, receber aportes financeiros que diminuiriam os problemas vividos há alguns anos pelo clube de General Severiano.
Confira os números:
– 59 partidas realizadas (38 jogos da Série A, 11 partidas do Campeonato Carioca, seis pela Copa Sul-Americana e quatro na Copa do Brasil);
– 15° colocado no Brasileirão, caiu na primeira fase tanto na Taça Rio como na Taça Guanabara do Carioca, oitavas de final na Sul-Americana e terceira fase na Copa do Brasil;
– 22 vitórias;
– nove empates;
– 28 derrotas
– 62 gols marcados;
– 64 gols sofridos;
– Alex Santana, com 10 gols marcados, foi o artilheiro do Botafogo em 2019.