O campeonato argentino 2015 é o primeiro com um novo formato já que, a partir deste ano, o torneio passa a ser disputado por 30 clubes em turno único e apenas os clássicos se repetem.
Leia mais: Olímpia, Defensor e Luqueño avançam na Sul-Americana
Com este novo formato, o campeonato passa a valorizar a equipe que possui um melhor planejamento, quem montou um elenco mais qualificado para aguentar a sequência de 30 rodadas leva vantagem e agora, na reta final de competição, pode sonhar com o título.
No momento há claramente uma briga entre Boca Juniors e San Lorenzo pelo título, mas Rosário Central e Racing ainda podem sonhar com a conquista pelo fato de ainda terem mais partidas para disputar. O Boca é o atual líder, com 52 pontos em 24 rodadas, o San Lorenzo com o mesmo número de jogos vem dois pontos atrás enquanto o Rosário tem 46 unidades em 23 jogos e o Racing 43 em 22.
O Boca Juniors chegou a ser apontado como um dos melhores times da América no início da temporada, e ainda por cima ganhou um reforço de peso na janela europeia. Carlitos Tévez chegou e, mesmo sem conseguir repetir suas atuações da última temporada pela Juventus, agregou muito ao time.
A tabela não é boa para o atual líder, são seis jogos, sendo três como visitantes, entre eles dois confrontos diretos contra Racing e Rosário.
O San Lorenzo era líder até duas rodadas atrás quando bateu o próprio Boca em plena La Bombonera mas, depois da derrota no clássico contra o Hurácan, viu a primeira posição escapar.
O “time do papa” é o time com a melhor defesa do campeonato e, em comparação ao principal rival na disputa, tem uma tabela um pouco mais fácil. Em seis jogos, jogará três vezes no Nuevo Gasômetro e três como visitante, além dos confrontos diretos contra Racing e Rosário serem dentro de casa.
O Rosário Central, que até pouco tempo atrás se encontrava na segunda divisão argentina, se recusa a desistir do título. O time tem uma partida a ser disputada ainda da 20ª rodada contra o Quilmes fora de casa.
Dos outros seis jogos que faltam para o encerramento do campeonato, o time fará três como mandante e o resto como visitante. Entre os jogos como visitante está o confronto contra o San Lorenzo, enquanto um dos três dentro de sua casa será contra o Boca na última rodada.
O Racing, atual campeão nacional, sonhou com o título da Libertadores no primeiro semestre mas ainda pode levar o Campeonato Argentino como “consolação”. O time teve duas partidas adiadas e, olhando as seis partidas que faltam para o fim do campeonato, tem uma sequência difícil, começando já pela próxima rodada quando viaja para enfrentar o San Lorenzo em Almagro.
Depois, ainda fará mais duas partidas fora de casa e uma dentro de seu estádio.