Segundo publicou Carlos Xavier Arguello em sua rede social, o lateral-esquerdo Jhoanner Chávez, do Independiente del Valle, está verbalmente acertado para se tornar reforço do Bahia para a temporada 2023. A negociação já havia repercutido também na mídia argentina, mais precisamente, no diário Olé.
Leia mais: Ex-jogador coloca Julián Álvarez acima de Mbappé e Haaland
Nome campeão de Libertadores desiste da aposentadoria
Atleta de apenas 20 anos de idade, Jhoanner é formado na base da equipe equatoriana e apresenta perfil tanto no potencial técnico como de venda para grandes centros que condizem com a filosofia do City Group, proprietário da SAF que gerencia o clube brasileiro.
A primeira oportunidade que o jogador recebeu na equipe principal do Del Valle veio ainda em 2020. Treinado por Miguel Ángel Ramírez, ele jogou por sete minutos no revés por 4 a 0 diante do Flamengo, no Maracanã, em partida da Libertadores daquele ano.
Entretanto, foi sob a direção do hoje treinador do Bahia, Renato Paiva, que Jhoanner Chávez teve a consolidação no elenco principal ainda no ano de 2021. Não à toa, mesmo com a transição no comando técnico da equipe onde Martín Ansaldi assumiu, ele acumulou em 2022 números da ordem de 34 partidas, cinco gols, uma assistência e os títulos do Campeonato Equatoriano e da Sul-Americana.
Tamanha é a projeção do jogador que, em novembro deste ano, ele foi convocado pelo técnico do selecionado equatoriano, Gustavo Alfaro, e atuou por 45 minutos em amistoso preparatório visando a Copa do Mundo onde o Equador empatou sem gols com o Iraque.