*Por Lauren Berger
Na última sexta-feira (10), a Federação Venezuelana de Futebol anunciou o novo técnico da seleção principal, dois dias após o anúncio da saída de José Pekerman. Fernando Batista assume os comandos técnicos.
Leia mais: Ídolo no Internacional, Guiñazú desiste de aposentaria e volta a jogar, aos 44 anos; saiba mais
Diego Aguirre está perto de assumir o Olimpia, do Paraguai; confira mais
Aos 52 anos de idade, o argentino será o novo técnico, tendo a missão de comandar a seleção nas Eliminatórias Sul-Americanas, visando a Copa do Mundo de 2026, assim como informou a FVF. Ele terá um contrato de quatro anos. A sua estreia será diante um amistoso contra a Arábia Saudita, em março, em Jidá.
Fernando Batista era assistente de Perkerman. Ao seu lado, estarão alguns integrantes da comissão técnica anterior, como os argentinos Leandro Cufré e Jorge Pidal e o venezuelano Vicente Rosales.
Como jogador, Fernando Batista atuou apenas em equipes argentinas. Ele começou a sua carreira no Argentinos Juniors, onde teve um bom destaque. Logo depois, teve passagens por San Lorenzo, Godoy Cruz e All Boys.
Enquanto isso, como técnico, esteve à frente dos times sub-18 e sub-19 da Armenia. De volta à Argentina, comandou as seleções sub-20 e sub-23. Em 2021, começou como assistente de Pekerman.