bonus de cadastro

Com quebra de tabu e estrela de Wilson, Coritiba reverte desvantagem na Argentina

belgrano-coritiba-copa-sul-americana-futebol-latino-28-09
Foto: Arte Futebol Latino

Precisando fazer o que nunca havia feito em sua história que era ganhar em solo argentino, o Coritiba venceu no tempo normal o Belgrano por 2 a 1 e, nas penalidades, fez valer a grande experiência e atuação do goleiro Wilson para seguir vivo na Copa Sul-Americana.

Leia mais: Relembre como foram os cinco títulos de Libertadores do Peñarol
Discussão entre Cuca e Rafael Marques não foi tudo isso; Saiba detalhes

Desde o primeiro minuto de jogo, o duelo teve traços de uma partida muito tensa e movimentada, com as duas equipes demonstrando que não estavam satisfeitas com a situação que o agregado demonstrava.

Mesmo fora de casa, o Coxa tentava usar a velocidade do ataque formado por Leandro e Vinicius para surpreender a defensiva argentina e, por outro lado, os cordobenses se valiam dos espaços que o time paranaense precisa deixar se quisesse reverter o quadro de adversidade.

Sempre sendo um pouco mais perigoso que seu oponente, os donos da casa arriscavam bastante de longe e foi como fruto uma dessas finalizações a distância defendida pelo goleiro Wilson que nasceu o primeiro tento do duelo. Após o escanteio que surgiu do chute a distância, a bola foi levantada na grande área e, no bate-rebate, ela sobrou para o avante Claudio Bieler que acertou um bicicleta praticamente na pequena área para estufar as redes brasileiras.

O gol não desanimou o Verdão do Paraná, que seguiu buscando a zona ofensiva do campo com muita intensidade e, em meio a algumas tentativas, chegou a explodir uma bola no travessão em cabeçada do volante Alan Santos como resultado de falta executada pelo lateral-esquerdo Juan. Com essa disposição, os esforços foram premiados nos minutos finais da etapa inicial.

Aos 43 minutos, após jogada vinda da ponta direita executada por Cesar Benítez, o atacante Iago testou firme, no contrapé de Juan Olave, e deixou tudo igual para o intervalo.

Apesar do início do segundo tempo ter se dado em um ritmo mais truncado do que foi no primeiro, o Belgrano por pouco não conseguiu se aproveitar de um grande vacilo na saída de bola do Coxa. Aos sete minutos, Alan Santos errou o passe e deixou Mtías Suárez de frente para Wilson, mas o goleiro brasileiro cresceu muito na frente do avante argentino e salvou o Alviverde do Alto da Glória de sofrer o segundo gol.

Depois de erros consecutivos na parte defensiva, passados os dez primeiros minutos o time brasileiro se assentou no duelo e passou a ser mais competente em manter a posse de bola e rondar o gol de Olave principalmente explorando as jogadas com a dupla Kazim – Benítez pelo lado direito ofensivo. E, na bola parada por esse setor, o Coritiba passou a frente do marcador.

Aos 18, Carlinhos (que entrou no segundo tempo) cobrou escanteio e o zagueiro Nery Bareiro subiu mais alto que a defesa pirata para fazer o 2 a 1. Por muito pouco aos 25 minutos o Coxa não chegou ao placar que lhe servia para avançar diretamente as quartas de final em erro da defensiva do Belgrano cometido pelo zagueiro Cristian Romero, mas Olave salvou a finalização de Leandro de maneira providencial.

Na sequência da etapa complementar, o aspecto emocional parecia bem mais do lado paranaense pelo contexto do duelo. Até mesmo nas trocas de passes mais simples, os jogadores do Coritiba pareciam mais ligados e confiantes do que os cordobenses. Mesmo assim, isso não foi suficiente para evitar que a eliminatória caminhasse para as penalidades máximas. E aí brilhou a estrela de Wilson.

Defendendo duas penalidades e marcando o seu quando bateu a quarta cobrança, o camisa 1 do Coxa foi decisivo para a classificação brasileira em pleno Estádio Mario Kempes.

error: Futebol Latino 2023