Quatro fatos sobre as quartas de final da Libertadores

quatro-fatos-sobre-as-quartas-de-final-da-libertadores-futebol-latino
Foto: Carl de Souza/AFP via Getty Images

Na última quinta-feira (22), se desenharam os confrontos que valem pelas quartas de final da Libertadores. A saber, a especificação das datas para os confrontos ainda vai ser divulgada pela Conmebol. Entretanto, as datas base para a entidade que rege o futebol na América do Sul são nas semanas dos dias 18 e 25 de setembro.

Leia mais: Seleção Brasileira é convocada para duelos das Eliminatórias
Torcedores do Boca mostram apoio aos jogadores após eliminação na Sul-Americana
Nacional atualiza quadro clínico de Juan Izquierdo

Pensando nisso, o Futebol Latino lançou um olhar diferente sobre os duelos da Libertadores para trazer fatos interessantes sobre essa etapa da competição. Seja com abordagem direta sobre os jogos, mas também um fato de caráter histórico para todas as edições de Liberta.

Feito histórico

A Libertadores de 2024, desde já, tem caráter histórico para o futebol do Rio de Janeiro. Isso porque, pela primeira vez, nos 64 anos de disputa do torneio, uma cidade tem três representantes nas quartas de final. São os casos dos já citados Botafogo e Fluminense além do Flamengo.

Vantagens consideráveis

Nos dois confrontos envolvendo apenas brasileiros, uma das equipes envolvidas vive retrospecto recente de clara superioridade. Só para exemplificar, o São Paulo não vence o Botafogo, em casa ou como visitante, desde 2020. De lá pra cá, são seis jogos com quatro derrotas e dois empates. Por sua vez, em Atlético-MG x Fluminense, a representação carioca só ganhou um dos últimos dez duelos contra o Galo.

Vingança?

Único confronto sem brasileiros envolvidos, Colo-Colo x River Plate representa uma espécie de reencontro. O motivo é que o Millonario vai duelar com um treinador que já tem um histórico de enfrentamentos: Jorge Almirón. No geral, o River leva vantagem de seis vitórias e duas derrotas com Almirón no comando de Godoy Cruz, Independiente, Lanús e Boca Juniors. Porém, nos únicos encontros de Libertadores (em 2017, pela semifinal), o técnico hoje no Colo-Colo levou a melhor.

O último algoz

Dono de larga invencibilidade em casa na Libertadores, o Flamengo volta a encarar justamente o clube que o venceu, pela última vez, no Maracanã. Em 2019, Lucas Viatri marcou o tento da vitória por 1 a 0, no dia 3 de abril. O duelo em questão valia pela terceira rodada fase de grupos. Desde então, foram 28 jogos do Rubro-Negro com 25 triunfos e três empates.

error: Futebol Latino 2023