bonus de cadastro

Qual a situação das principais ligas nacionais na América Latina

qual-a-situacao-das-principais-ligas-nacionais-na-america-latina-Futebol-Latino-22-11
Foto: Divulgação

Na última quarta-feira (21), o Brasil viveu a expectativa de ter consagrado o seu campeão nacional. Porém, com a combinação de resultados que acabou ocorrendo, o Palmeiras precisará de no mínimo mais uma rodada para assegurar matematicamente a taça ou dará a chance do Flamengo conseguir umas das reviravoltas mais incríveis na história do futebol da América Latina.

Leia mais: Juan Carlos Osorio faz apelo para o nível dos amistosos do Paraguai em 2019
Maradona ataca técnico da Argentina: “Não tem culpa de estar lá”

Contudo, existem outros países no continente onde o campeão nacional já está sacramentado em todos os sentidos. Fazendo com que o mês de dezembro comece como uma mera formalidade na disputa de rodadas ou mesmo seja inteiramente dedicado a festa dos vencedores.

Por isso, o Futebol Latino fez um levantamento sobre como andam as ligas nacionais mais destacadas da continente para que você fique atento em quem também está perto de gritar campeão e quem precisa “secar” seu oponente na luta pela conquista:

Veja a seguir um panorama das principais ligas nacionais na América Latina:

Argentina: A Superliga 2018/2019 tem nesse momento o estágio mais precoce de todas as competições citadas já que é regida pelo calendário europeu. Com 12 rodadas disputadas, o Racing lidera com 29 pontos ganhos vindo atrás da Academia o Atlético Tucumán, que tem 25.

Bolívia: Como são dois campeões anuais, apenas no Apertura houve comemoração de título com o Jorge Wilstermann levantando a taça sobre o The Strongest na final. No Clausura, o atual ponteiro é o San José que conquistou 43 unidades seguido de perto pelo Bolívar, com 40 pontos, faltando três rodadas para o fim.

Chile: Restam duas rodadas e o páreo está bastante acirrado no Primera División. A Universidad Católica tem 55 pontos e depende só de si para ser campeã, mas vem sendo observada de perto pela Universidad de Chile, com 53 pontos.

Colômbia: O futebol colombiano também elege dois campeões por ano sendo que o Tolima ganhou o Apertura da Liga Águila em decisão onde triunfou frente ao Atlético Nacional. No Clausura, Independiente Medellín e Tolima disputam uma das semifinais (2 a 2 no primeiro jogo) enquanto Rionegro e Junior Barranquilla jogam a outra semi sem terem feito ainda o primeiro confronto.

Equador: Dividido em Primera, Segunda e Tercera Etapa (se necessário), o campeonato equatoriano coloca frente à frente o vencedor das duas primeiras etapas para determinar o campeão. A LDU levou o Primera Etapa enquanto o Emelec lidera o Segunda Etapa com 33 pontos, dois a mais que o Macará, restando quatro rodadas.

Estados Unidos: A Major League Soccer chegou as suas finais das Conferências Leste e Oeste. Enquanto Atlanta United e New York Red Bulls brigam por uma vaga na decisão, o outro lado coloca frente a frente querendo chegar na finalíssima da MLS Portland Timbers e Sporting KC.

México: Também na Liga MX não existe unificação de conquista, sendo considerados na atualidade os campeões de Apertura e Clausura como os vencedores do biênio 2018/2019. Na primeira parte do ano, o Santos Laguna conquistou a taça na final sobre o Toluca e, nesse momento, o Cruz Azul lidera a fase classificatória para as quartas de final com 33 pontos.

Paraguai: Apertura e Clausura são tratados separadamente no futebol paraguaio com o Olimpia tendo a chance de ser “simbolicamente” o campeão absoluto. Isso porque, depois de ter ganhado o Apertura com 11 pontos de dianteira sobre o arquirrival Cerro Porteño, no momento o Decano tem cinco unidades de vantagem para o Ciclón del Barrio Obrero faltando quatro jogos para disputar.

Peru: No Descentralizado, a fase final foi definida na última quarta-feira (21) graças ao empate em 1 a 1 do Alianza Lima com o San Martín que coroou o Melgar como campeão do Clausura. Assim, o time de Arequipa joga contra o Alianza (melhor pontuação acumulada que não venceu Torneio de Verão, Apertura ou Clausura) para definir quem será o finailista frente ao Sporting Cristal. Os Cerveceros vão direto a final por terem faturado tanto o Torneio de Verão como o Apertura.

Uruguai: O domínio do futebol charrua em ano de mudança de calendário foi mais uma vez do Peñarol. Na decisão, o Aurinegro fez mais uma vez o maior clássico do país frente ao Nacional e conseguiu, com um gol já na prorrogação, fazer seu torcedor celebrar o 50° título nacional.

Venezuela: Em solo venezuelano, apesar de existir o Apertura e Clausura, ambos se chocam em uma final absoluta assim como no Equador. O Zamora levou o Apertura enquanto Deportivo Lara e La Guaira (primeiro jogo 0 a 0) irão sacramentar o vencedor do segundo torneio e, então, conheceremos o adversário do clube de Barinas na decisão nacional.

error: Futebol Latino 2023