Quais times brasileiros podem não passar para a segunda fase da Libertadores?

raio-x-equipes-abrem-disputa-copa-libertadores-2017-Futebol-Latino-23-01
Foto: Divulgação/Conmebol

A Copa Libertadores da América de 2021 se aproxima do fim da fase de grupos. Nesse momento, já é possível ter alguma ideia do que esperar para o mata-mata. Tanto pelo que as equipes vêm jogando ultimamente quanto pelas circunstâncias que cada grupo está apresentando ao longo da competição. Confira quais são os times brasileiros favoritos para se dar bem ao longo dessa temporada da Libertadores.

Leia mais: Barcelona x Atlético de Madrid prometem jogão no reencontro entre Messi e Suárez
Ex-São Paulo afirma que, dentro de campo, “Neymar é insuportável”

Palmeiras e Flamengo favoritos 

É inevitável dizer que os dois últimos campeões da América são os favoritos da competição. Cada um jogando com um estilo diferente, Flamengo e Palmeiras têm conquistado títulos importantes nos últimos anos e estabelecendo, inclusive, uma rivalidade entre os dois times que não existia de maneira tão forte. 

Por um lado, o Palmeiras joga um futebol considerado “pragmático” por muitos. Mas é inegável que o time tem apresentado ótimos resultados. Não apenas pelos recentes títulos da temporada 2020, mas também pelos constantes recordes que podem ser quebrados e os resultados incontestáveis, como a goleada de 5 a 0 sobre o Independiente Del Valle. 

Por outro lado, o Flamengo vem jogando um futebol mais vistoso, ainda que o sistema defensivo apresente falhas capazes de dar verdadeiros sustos no torcedor. As vitórias sobre a LDU e sobre o Vélez Sarsfield são exemplos de jogos que não foram magníficos, mas que ajudaram a equipe a se manter na liderança de seu grupo. 

Quem pode surpreender? 

Alguns outros destaques da Libertadores 2021, quando falamos em times brasileiros, certamente são o São Paulo e o Fluminense. Os dois tricolores conseguiram ótimos resultados, cada um sabendo das dificuldades de seus grupos, e podem sonhar com algo a mais do que a classificação para a fase de mata-mata. 

O Fluminense tem em seu grupo o time que é considerado o melhor da América nos últimos tempos, o River Plate, enquanto o São Paulo também tem o Racing, que eliminou o Flamengo na temporada passada e é uma equipe bastante tradicional. 

De qualquer forma, as duas equipes têm feito até mais do que se esperava delas, o que permite que os torcedores possam sonhar em alçar voos mais altos.

E quem pode ficar de fora do mata-mata?

Dentre todos os times brasileiros na competição, o único que se encontra em uma situação realmente delicada é o Santos. Finalista na edição passada, o Peixe não conseguiu repetir os bons resultados da equipe bem armada de Cuca que derrotou adversários como o Grêmio e o Boca Juniors, por exemplo.

As explicações são muitas: a troca de técnico, o aumento significativo da dívida do clube, a falta de reforços e a saída de jogadores-chave, sobretudo a do meia-atacante Soteldo, que foi vendido para o Toronto. 

Apesar de tudo, o Santos tem chances de se classificar, mas precisa de resultados positivos em um grupo complicado, com o próprio Boca Juniors e o Barcelona de Guayaquil. 

Adversários além do campo

quais-times-brasileiros-podem-nao-avancar-na-libertadores-Futebol-Latino-07-05
Foto: Divulgação

Além de enfrentar as principais equipes da América do Sul, os times brasileiros precisam lidar com outros adversários ingratos para avançarem na Libertadores. As típicas viagens internacionais, muitas vezes para cidades com altitude, acabam por cansar o elenco e até mesmo prejudicam as equipes nas outras competições. Poderíamos até dizer que isso é algo que acontece todo ano, mas o grande diferencial está no tempo em que essas viagens precisam ser feitas. E aqui chegamos a mais um adversário. 

A grande dificuldade para os clubes nessa temporada tem sido revesar o elenco e manter um time competitivo. Muitas vezes com quatro ou cinco jogos por semana, equipes como o Palmeiras, São Paulo e Flamengo têm percebido os efeitos negativos dessa maratona de jogos. 

Esse problema tem basicamente duas soluções: uma delas é encontrar respostas dentro do próprio elenco para conseguir disputar tanto a Libertadores quanto o campeonato estadual de maneira competitiva. A outra é priorizar um campeonato e deixar o estadual como um laboratório para testar o time e ver quais jogadores da base podem ser aproveitados. É o que o Palmeiras de Abel Ferreira tem feito, por exemplo. 

Uma copa como a Libertadores muitas vezes é decidida no detalhe, como foi no ano passado, e por isso é impossível dizer quem irá vencer ou quem irá passar de fase com absoluta certeza. Mas esse tipo de análise, sem dúvidas, nos ajuda a entender o que podemos esperar e quais resultados são os mais surpreendentes.

error: Futebol Latino 2023