Quais clubes brasileiros já conquistaram o Mundial de Clubes

combinacao-confrontos-mundial-de-clubes-2016-sorteada-fifa-futebol-latino-22-09
Foto: Divulgação

Com a aproximação da chegada de mais uma edição do Mundial de Clubes da FIFA, em fevereiro de 2023, uma velha pergunta retorna a mídia esportiva brasileira e as mesas de bar por todo o país: Quais são os clubes brasileiros que já foram, realmente, campeões mundiais?

Leia mais: Médico explica motivo de Yerry Mina não embalar na Europa
Di Maria profetizou gol e título da Argentina; confira 

O Mundial de Clubes organizado pela FIFA teve sua primeira edição no ano de 2000 e trouxe, logo de cara, uma edição polêmica. O torneio foi sediado no Brasil e contou com a participação de dois clubes brasileiros, um como campeão da Libertadores e outro como campeão do país sede. A primeira edição do Mundial já despertava, ali, inúmeras discussões. A começar pela equipe que se sagraria campeã, o Corinthians, que representou o país como campeão brasileiro sem nunca ter ganho a Libertadores. Antes dessa edição do torneio ser organizada pela FIFA, os intitulados campeões mundiais que vinham da América do Sul obrigatoriamente precisavam ter ganho a competição continental.  

Outra polêmica dessa edição que se tornaria o embrião dos demais Mundiais de Clubes da FIFA foi a participação do outro finalista, o Vasco. O Vasco havia sido campeão da Libertadores em 1998, mas o Mundial foi realizado no início de 2000. O Palmeiras era o campeão atual da Libertadores, em 1999, mas, como o formato do torneio foi fechado antes da final da competição daquele ano, o Vasco foi escalado como campeão do ano anterior. 

Aliás, houve praticamente dois campeonatos “mundiais” de clubes seguidos em poucos meses. O Palmeiras foi o representante brasileiro na antiga versão que era tida como a decisão do Mundial de Clubes, a Copa Toyota ou Copa Intercontinental. Em novembro de 1999, a equipe paulista perdeu o jogo realizado contra o Manchester United, que se sagrou “campeão mundial” em 1999 e disputou, menos de dois meses depois, a primeira edição do Mundial da FIFA. Caso tivesse conquistado também esse torneio, o Manchester teria sido bicampeão mundial com pouco mais de um mês de intervalo. 

A Copa Toyota ou Copa Intercontinental é um capítulo à parte na história do Mundial de Clubes. A partida realizada anualmente entre o campeão sul-americano e o campeão europeu, durante muito tempo, foi considerada o campeonato mundial de clubes. Tanto é que, em 2017, a FIFA passou a reconhecer os campeões dessa competição também como campeões mundiais. Nessa leva entraram clubes brasileiros como Grêmio, Flamengo e São Paulo que, durante anos, já se autointitulavam campeões mundiais, com o aval da imprensa. 

O Flamengo, por sinal, vai em fevereiro de 2023 em busca do bicampeonato mundial. Embora não seja considerado o favorito pelos melhores sites de apostas do Brasil por enfrentar o poderoso Real Madrid como principal oponente em potencial, o rubro-negro não deverá dar vida fácil a equipe espanhola.  

Outros torneios internacionais também já receberam o pleito de seus clubes pelo reconhecimento da FIFA para equiparar o status ao de campeão mundial de clubes. Entre eles, um vencido pelo Palmeiras em 1951, o Torneio Internacional de Clubes Campeões. Como nunca foi reconhecido pela FIFA, até hoje rende ao clube o famoso meme “Palmeiras não tem Mundial”.

Mas o Palmeiras não é o único clube brasileiro a reivindicar o status de campeão mundial. Outros clubes como o Fluminense que, no ano seguinte, venceu a Copa do Rio de 1952, também o fizeram, sem sucesso. O tricolor carioca venceu o referido torneio que contou com a participação de equipes internacionais como Peñarol, Sporting, entre outras. 

O Vasco é outro que luta pelo reconhecimento de dois torneios internacionais como Mundiais de Clubes em 1953 e 1957. 

Sem mais delongas, esses são os únicos clubes brasileiros reconhecidos como campeões mundiais pela FIFA:

– São Paulo (1992, 1993 e 2005) 

– Corinthians (2000 e 2012) 

– Santos (1962 e 1963) 

– Flamengo (1981) 

– Grêmio (1983) 

– Internacional (2006) 

Em fevereiro de 2023, no Marrocos, o Flamengo terá a oportunidade de acrescentar mais um título mundial a sua lista, podendo fazer uma icônica final com o Real Madrid caso ambos avançem.

Com um abismo financeiro cada vez maior entre as equipes brasileiras e as europeias, a dificuldade de conquistar um campeonato mundial por clubes brasileiros aumenta a cada ano. Resta aguardar os próximos anos para ver se a lista de clubes brasileiros voltará a aumentar como antigamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Futebol Latino 2023