*Por Mônica Alvernaz – Colaboradora do Futebol Latino
Há 5 meses, a divulgação do ranking da FIFA com as melhores seleções foi divulgado trazendo na ponta a Bélgica. No entanto, o próximo ranking da FIFA, que será divulgado em abril, terá nova seleção na primeira colocação: com a vitória sobre o Chile, a Argentina não pode ser mais alcançada pelas demais seleções.
Leia mais: Do Brasil, apenas Neymar na lista da seleção da quinta rodada das Eliminatórias
Justo Villar: “Temos equipe para ganhar do Brasil em casa”
No último ranking da FIFA divulgado, a Argentina aparecia na 2ª colocação. No entanto, a vitória de ontem fez com que ela superasse a Bélgica, líder até então. Após vitória na última rodada das Eliminatórias, a Argentina passou a 1468 pontos e mesmo que perca a partida contra a Bolívia, na próxima terça (29), não poderá ser ultrapassada pela Bélgica, que pode chegar no máximo a 1426 pontos.
Na sequência do ranking do FIFA, o terceiro lugar ainda está indefinido. As seleções que podem chegar a pontuação necessária para ocupar essa colocação são Alemanha, Chile, Colômbia e Brasil. A definição do terceiro lugar do ranking da FIFA ocorrerá após os resultados das próximas partidas de cada seleção.
É importante ressaltar que a pontuação para o ranking da FIFA varia de acordo com o tipo de partida que a seleção disputou. Por exemplo, o número de pontos dados para uma partida amistosa é inferior a um jogo disputado pelas Eliminatórias. Da mesma maneira que a pontuação de um jogo de Copa do Mundo é superior a qualquer outro jogo.
Com isso, algumas grandes seleções ocupam colocações inferiores à sua qualidade técnica e aproveitamento. É o caso da França, que, por ser a sede da Euro-2016, não está disputando amistosos e com isso está em 24º lugar no ranking da FIFA, o que não corresponde ao potencial da seleção francesa.
O ranking da FIFA com as novas colocações das seleções será divulgado na quinta-feira da próxima semana (7). Essa será a segunda atualização do ranking em 2016, que teve primeira atualização no início do ano, no dia 7 janeiro.