Mais de duas décadas depois, Brasil x Estados Unidos se reencontram em uma decisão pela medalha de ouro, no futebol feminino, pelos Jogos Olímpicos. Dessa vez, o palco do confronto será o Estádio Parque dos Príncipes, às 12h (de Brasília).
Leia mais: Ao lado de Nani, cria do Flamengo alimenta boa expectativa em Portugal
Marcelo Gallardo define time para sua reestreia no River Plate
Bem diferente do que ocorre no masculino, o retrospecto entre as duas seleções tem uma larga vantagem histórica para as norte-americanas. Ao todo, esse confronto já ocorreu 42 vezes na história e as estadunidenses saíram vitoriosas em 33 oportunidades. Além disso, o empate ocorreu mais vezes do que o triunfo brasileiro, já que são cinco resultados de igualdade e quatro vitórias da Amarelinha.
Nas duas vezes em que a decisão olímpica da modalidade foi esse confronto, aliás, o resultado foi favorável aos EUA. Em 2004, no jogo marcado por decisões de arbitragem dignas de reclamação, vitória por 2 a 1 na prorrogação. Quatro anos depois, o duelo também foi pra prorrogação, mas o placar foi de 1 a 0 para as norte-americanas.
Após a expulsão de Marta no último jogo da fase de grupos, diante da Espanha, esse será o primeiro jogo que a camisa 10 da Seleção estará à disposição do técnico Arthur Elias. Contudo, no pensamento de repetir a estratégia de linhas altas que funcionou contra as espanholas, na semifinal, a tendência é que a Rainha comece o jogo no banco de reservas. Jogo esse, inclusive, que vai marcar a despedida da seis vezes melhor jogadora do mundo das Olimpíadas.
Prováveis times de Brasil x Estados Unidos
Brasil: Lorena; Thaís, Lauren e Tarciane; Ludmila, Duda Sampaio, Vitória Yaya e Yasmim; Gabi Portilho, Priscila e Jhennifer. Técnico: Arthur Elias.
EUA: Naeher; Fox, Girma, Davidson e Dunn; Coffey, Lavelle e Horan; Rodman, Smith e Swanson. Técnica: Emma Hayes.