Mais uma vez a possibilidade de que a Copa do Mundo de 2030 venha a ser disputada na América do Sul é ventilada. Só que, nessa oportunidade, a organização máxima do futebol no continente, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) foi quem se posicionou de maneira oficial sobre o assunto.
Leia mais: Enzo Francescoli descarta Burgos no lugar de Marcelo Gallardo no River Plate
Colômbia marca amistoso contra seleção poderosa no mês de junho
Em uma declaração durante a celebração do Congresso Ordinário da Conmebol em Santiago, no Chile, o presidente Alejandro Domínguez reiterou que o fato de no ano em questão completarem 100 anos da primeira Copa do Mundo, a entidade vê com bons olhos a volta do mundial a um país latino:
“É o ano do centenário da Copa do Mundo e a Conmebol quer que o Mundial de 2030 seja realizado na América do Sul.”
Além dessa afirmação que vai de acordo com o que Uruguai e Argentina vem falando sobre o tema (inclusive com uma ideia anterior de dividirem a sede da competição no ano em questão), Domínguez falou sobre as iniciativas que tem se preocupado em tomar durante a sua gestão:
“Adotamos políticas de controle, contratamos auditorias, publicamos informativos e tomamos medidas para fazer justiça no futebol sul-americano. Iniciamos ações legais para romper vínculos com empresas corruptas e constituímos comissões independentes que efetuaram varreduras. Enquanto o desenvolvimento esportivo for o nosso rumo, a magia do futebol sul-americano chegará a novos patamares.”