Oficialmente, a sede ou as sedes da Copa do Mundo 2030 ainda não foram determinadas pela Fifa, sabendo-se apenas que existem as candidaturas de Argentina, Paraguai e Uruguai (sede tríplice) bem como de Espanha, Portugal e Marrocos.
Leia mais: Review da Lalabet Brasil
Fábio Santos encerrará a carreira ao fim da temporada
Porém, através das redes sociais, o presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), Alejandro Domínguez, afirmou em publicação nas redes sociais que os primeiros jogos do Mundial daqui a sete anos acontecerão na América do Sul.
Domínguez ainda fez alusão ao mote que tem sido utilizado na campanha sobre uma ‘volta as origens’ da Copa do Mundo em seu ano de centenário. Em 1930, a primeira edição do Mundial ocorreu no Uruguai e a seleção da casa se sagrou campeã, vencendo outro selecionado latino (Argentina) na decisão.
“Acreditamos Sempre. A Copa do Mundo Centenário 2030 iniciará onde tudo começou. Uruguai, Argentina e Paraguai sediarão os jogos de abertura do Mundial Centenário“, cravou o mandatário da entidade que rege o futebol sul-americano.
Alejandro Domínguez não especificou se tal afirmação abre a possibilidade de que, em partidas seguintes, o torneio que abrigará 48 seleções ao invés de 32, à partir de 2026, ocorra em outras localidades. Entretanto, o jornalista argentino Gastón Edul, da TyC Sports, caminha justamente nesta linha da raciocínio onde a outra candidatura atual abrigaria os demais confrontos.
O profissional de imprensa ainda agregou que, mesmo sendo sedes dos primeiros embates do Mundial em 2030, já está convencionado que as três seleções precisarão disputar normalmente as Eliminatórias para obterem suas vagas na referida edição da Copa do Mundo.