Presidente da Concacaf defende candidaturas conjuntas para a Copa de 2026

Foto: MEXSPORT

*Alex Dias de Souza

O presidente da Concacaf, Victor Montagliani, afirmou em um evento que já chegou a hora da América do Norte receber uma Copa do Mundo novamente.

Leia mais: Com gigantes em situações opostas, Eliminatórias da CONCACAF volta a disputa

Canadá anuncia técnico equatoriano como novo comandante da seleção

“Eu acho que já chegou a hora. A última vez foi em 1994, desde então, a Copa do Mundo já passou por todas as outras regiões”, afirmou o canadense durante o seu discurso no primeiro dia do fórum “Futebol Talks” em Estoril (Portugal).

O presidente falou também, que o Canadá está valorizando o progresso do futebol naquela região e recordou que nos anos 50 e 60 era mais difícil de incentivar a prática da modalidade, já que o beisebol sempre foi o o esporte favorito dos canadenses.

Para o presidente, o futebol só vai continuar crescendo na America do Norte, a partir do momento que a Concacaf  for mais do que um conglomerado de regiões e pensar no desenvolvimento do esporte como um todo.

Além de manifestar o desejo de receber o Mundial, o mandatário lembrou que os Estados Unidos, Canadá e México estão a estudando a possibilidade de apresentar uma proposta conjunta para receber a Copa.

Montagliani reforçou o desejo dos três países e disse que está considerando seriamente a oportunidade para que eles sejam escolhidos para organizar em conjunto a Copa do Mundo de 2026. Para ele, um torneio organizado por três nações seria fantástico.

“Juntos nós iremos mais longe”, afirmou.

Em visita ao Catar, sede da Copa de 2022, o presidente da Fifa, Gianni Infantino,  já havia dito que vai incentivar candidaturas conjuntas para os próximos Mundiais.

Além do trio da Concacaf, outros países demonstraram interesse em receber o Mundial de 2026, que terá 48 seleções. Colômbia, Marrocos, Inglaterra, Cazaquistão e as candidaturas conjuntas de Azerbaijão e Turquia e Nova Zelândia e Austrália estão entre as nações interessadas.

 

error: Futebol Latino 2023