A paralisação do Campeonato Paulista determinada pelo governo estadual e acatada pela Federação Paulista de Futebol (FPF) traz benefícios e prejuízos para a equipe. A avaliação é do preparador físico José Mário Campeiz, que integra a comissão técnica da Ferroviária.
Leia mais: Sem renovação com o Tottenham, Lamela está na mira do futebol italiano
Goleiro pega pênalti após “praga” de torcedor; entenda
O profissional enxerga o lado bom e a parte negativa de uma pausa na competição.
“Há vantagens e desvantagens nessa paralisação. O lado positivo está relacionado às equipes que não se encontram em um momento técnico e físico muito bom na competição. É uma boa oportunidade para recuperar atletas lesionados e aprimorar o condicionamento físico do grupo de jogadores, além da questão técnica e tática, com as equipes podendo trabalhar e se entrosar um pouco mais”, afirmou o preparador.
Entretanto, ele também pontua o lado negativo da paralisação, principalmente para as equipes que vão disputar outras competições ao longo da temporada. Para Campeiz, a questão do calendário pode trazer prejuízos a estes clubes.
“Os times que vão disputar outras competições ao longo da temporada vão sofrer mais, já que esses jogos adiados vão ser remarcados e isso pode causar uma sobreposição de partidas muito elevada. O intervalo entre as partidas vai ser menor, o tempo de descanso não vai ser o necessário e isso vai causar um grande desgaste físico no plantel”, alertou. “Pode aparecer algumas lesões, algo natural quando acumulamos jogos de forma sucessiva”, completou.
A paralisação do futebol em São Paulo foi decretada pelo governo estadual em virtude da grave situação que a pandemia da Covid-19 impôs sobre o estado – e todo o país. Apesar da pausa, Zé Mário espera que o esporte sirva de alerta para a população.
“Independente da paralisação, espero que o futebol sirva de exemplo para a sociedade e os demais setores econômicos. As equipes seguem protocolos de segurança bastante rígidos, o ambiente é muito bem controlado. Que de alguma forma isso possa alertar a sociedade para a importância de se manter o distanciamento social e seguir todas as orientações das autoridades de saúde, como o uso de máscara e higienização das mãos. São pequenos detalhes que neste momento fazem toda a diferença”, frisou.
Com sete pontos somados em quatro jogos, a Locomotiva ocupa a vice-liderança do Grupo B – na zona de classificação para a segunda fase da competição. A próxima partida da Ferroviária pelo Paulistão será fora de casa, contra o Guarani, ainda sem data marcada pela FPF.