*Por Agência Conversion
O período de pré-temporada é fundamental para o planejamento das equipes ao longo da temporada. É nesse momento que os atletas melhoram seu condicionamento físico e fortalecem a musculatura para chegarem preparados aos jogos.
Leia mais: Atuar em nova posição é motivo de comemoração para Lucas Moura
Cerro Porteño toma decisão para manter sombra em Jean Fernandes
Por conta da pandemia, não houve este tempo entre as competições de 2020 e 2021, o que ocasionou uma rotatividade maior entre os titulares das equipes. Após as férias, os atletas pegam firme na academia e retomam suas rotinas para um bom início dos estaduais.
Especialistas do esporte e técnicos de força lideram uma série de atividades para desenvolver o máximo do condicionamento físico dos atletas para que eles possam ter um rendimento em altíssimo nível. O programa inclui uma série de objetivos como aumentar resistência, melhorar habilidades motoras e compreender os principais elementos táticos e estratégicos. Além disso, a comissão técnica pode mapear o calendário da temporada para que seja possível identificar as datas mais congestionadas. Assim, é possível definir as percentagens de intensidade e o volume, garantindo que o nível de competitividade esteja dentro do ideal.
Por isso, uma pré-temporada pode ser fundamental para o decorrer do ano. Inclusive, muitos atletas atrelam o sucesso ou a decepção da temporada ao período que a antecede.
Após uma campanha longa e cansativa, é vital que os jogadores tenham semanas para descansar. Isso não significa zerar completamente as atividades, mas dar continuidade ao trabalho físico para manter o nível ideal de rendimento.
Após esse período inicial de descanso, é importante que os atletas recebam programas individuais antes da temporada continuar durante as semanas. Normalmente, essas atividades podem envolver uma combinação de exercícios cardiovasculares e trabalho de força na academia, garantindo que eles consigam manter seu condicionamento enquanto recebem tempo e espaço para se recuperar totalmente.
É importante destacar que o rendimento físico de cada atleta não interfere apenas no seu lado profissional. Sem uma pré-temporada bem executada, eles ficam mais suscetíveis a lesões durante o ano. E isso, naturalmente, gera uma “bola de neve” onde com as lesões dos atletas, a equipe fica desfalcada, o que pode ser decisivo em jogos durante o ano, o que pode afetar no orçamento do clube para a temporada seguinte, etc.
Para ajudar na prevenção das lesões, vários exames como raio x, ortopedia e oftalmologia são necessários. Os clubes com mais estrutura têm, na maioria das vezes, equipamentos para realizar essas análises. Caso não seja possível, há também a procura por laboratórios e clínicas com profissionais que sejam capacitados com curso de radiologia e certificações de medicina especializada.
Trabalhando dessa maneira, abordando atividades individuais e coletivas, todos os aspectos de um programa de pré-temporada podem ser utilizados. O resultado é uma preparação mais consistente para o decorrer da temporada, com o time brigando pelos melhores resultados que estão planejados.