*Por Danilo Di Grado
Nascido em Luque, no Paraguai, Roque Santa Cruz iniciou sua trajetória no futebol atuando pelo Olimpia, um dos clubes mais tradicionais do país.
Leia Mais: É Campeão! River Plate bate o Central Córdoba e fatura a Copa Argentina
Walter Montillo pode jogar a última partida pelo Tigre neste sábado
Conseguindo sua primeira oportunidade entre os profissionais em meados de 1997, o jogador estreou no clássico diante o Cerro Porteño. No ano seguinte, ainda ajudou sua equipe a conquistar o campeonato paraguaio, e em 1999, ainda foi artilheiro da competição.
Destacando-se na América do Sul, o craque acabou chamando a atenção da Europa. Com isso, em 1999, acertou com o Bayern de Munique.
No clube alemão, Roque fez história. Logo na estreia da liga alemã, chegou a marcar mais de 30 gols. Além dos tentos, ainda fez parte do elenco que conquistou títulos como a Liga dos Campeões, Copa Intercontinental, além da Bundesliga e da Copa da Alemanha, somando pouco mais que 230 jogos com a camisa do time bávaro.
Após sua saída do Bayern, Santa Cruz ainda rodou por alguns clubes pelo mundo como Blackburn Rovers, Manchester City, Real Bétis, Málaga e Cruz Azul.
Depois de rodar pelo velho continente, o atacante voltou ao Olimpia em 2016. Recentemente tem sido um dos destaques da equipe na temporada, além de ter conquistado mais um título do campeonato nacional, porém segue com o futuro incerto de onde jogará em 2020.