*Por Mônica Alvernaz
Na pequena cidade de Ibirubá, no Rio Grande do Sul, em 2 de outubro de 1990 nascia Roger Krug Guedes. Ainda na região sul do país, o atacante deus os primeiros passos no futebol.
Leia mais: Pocchetino teria pedido salário milionário para deixar o Tottenham rumo a Juventus
Clube espanhol mira na contratação de atacante peruano
No sub-15, uma breve passagem pelo Grêmio. Mas foi no Criciúma que Roger Guedes se desenvolveu nas divisões de base e chegou ao time profissional.
A passagem pelo clube catarinense rendeu quase 70 jogos e oito gols marcados. Apesar de não ter conquistado nenhum título, o desempenho no Criciúma fez com que Roger Guedes trocasse o Sul pelo Sudeste para atuar no Palmeiras.
No clube paulista, o atacante jogou por duas temporadas, por onde teve grande destaque. Pelo Verdão, quase 80 jogos, 12 gols e um título do Campeonato Brasileiro na conta, em 2016.
Por empréstimo, Roger Guedes trocou São Paulo por Minas Gerais. Vestindo a camisa do Atlético-MG, o atacante viveu bom momento, marcando 13 gols em 28 partidas disputadas pelo Galo na temporada de 2018.
A boa fase do atacante carimbou o passaporte dele para a primeira experiência no exterior. Em transação milionária, que rendeu 19 milhões de reais ao Palmeiras, Roger Guedes embarcou rumo à China.
Desde o ano passado defendendo o Shandong Luneng, o atacante já deixou sua marca em cinco oportunidades, em 14 disputadas até aqui.
Apesar do pouco tempo no clube chinês, a possibilidade de retorno ao Brasil foi ventilada recentemente. Isso porque o atacante ficou de fora da lista dos jogadores inscritos na Liga dos Campeões da Ásia. Precisando optar por apenas três estrangeiros para jogarem a competição, o nome de Roger Guedes acabou ficando de fora.
No entanto, o alto valor para compra e o não interesse do Shandong Luneng em emprestar o jogador, podem afastar Roger Guedes de retornar ao Brasil, pelo menos por enquanto.