*Por Mônica Alvernaz
Carlos Gilberto Nascimento da Silva nasceu em 12 de junho de 1987, em Campos dos Goytacazes. No futebol, ele é conhecido apenas como Gil com passagens por importantes clubes no cenário brasileiro.
Leia mais: Camisa da Inter com nome de Dybala é comercializada em Milão
Goleiro latino se inspira em Buffon e Iker Casillas
Os primeiros passos de Gil no futebol foram na base do Rio Branco, no Rio de Janeiro. Mas foi no Americano, também na capital carioca, que ele teve a primeira projeção no futebol profissional. Foram quase 5 anos no clube da sua terra natal, sem nenhum título conquistado.
Em 2008, ele trocou o Rio por Goiás, para defender as cores do Atlético Goianiense. Na equipe rubro-negra, foram mais de 40 partidas, 2 gols e um título do Campeonato Brasileiro série C.
Na sequência, ele foi para o Cruzeiro, para três temporadas com números parecidos ao do clube anterior. Apesar de mais partidas, quase o dobro do que jogou pelo Atlético Goianiense, mas teve apenas dois gols marcados e um título conquistado, do campeonato mineiro em 2011.
Apesar do desempenho regular até então, Gil conseguiu, naquele ano, a primeira oportunidade no futebol exterior. No Valenciennes, na França, o zagueiro atuou em pouco mais de uma temporada e não chegou a conquistar nenhum título, o que o fez retornar logo ao futebol brasileiro.
Pelo Corinthians, Gil teve o desempenho mais expressivo em território nacional. No Timão, o zagueiro atuou por três temporadas, chegando a quase 200 jogos e marcando em sete oportunidades. Em termos de conquistas, Gil levantou os canecos do Campeonato Paulista e Recopa Sul-Americana em 2013, além do campeonato brasileiro em 2015, pelo qual ele ganhou dois anos seguidos como craque da galera.
Os números e bom aproveitamento de Gil no Corinthians, o levaram a participar da Copa América, em 2016. Nos dois anos anteriores, o zagueiro ainda levou a bola de prata pela seleção brasileira.
Com uma boa fase, Gil carimbou novamente o passaporte para fora do país, dessa vez rumo ao futebol asiático, onde atua até hoje. Ele desembarcou na China em 2016, para defender as cores do Shandong Luneng e já acumula mais de 100 partidas pelo clube e oito gols marcados.
Apesar de ter uma relação de idolatria por parte da torcida do Corinthians, Gil descartou o retorno por agora ao clube brasileiro. No Shandong Luneng, ele é tido como referência e tem contrato profissional até o final de 2019. Resta aguardar e saber se até lá o zagueiro de 31 anos mudará de ideia ou se ainda permanecerá alguns anos afastado dos campos brasileiros.