O zagueiro brasileiro Gabriel Paulista foi convocado apenas uma vez para vestir a camisa da Seleção Brasileira ainda em 2015 na dobradinha de amistosos contra França e Chile. Na oportunidade, o técnico da Amarelinha era Dunga.
Leia mais: Goleiro do Barcelona do Guayaquil fala sobre erro em clássico
Participando de (outro) clássico, Ronaldinho marca gol nos dois times
Desde então, o seu nome jamais foi considerado, algo que notoriamente incomoda o defensor e já faz até mesmo com que ele tenha se conformado e olhado com outros olhos para a questão de defender outra nação.
Em entrevista dada pelo jogador de 28 anos de idade que atua no Valencia (Espanha), Gabriel entende que seus desempenhos o credenciavam a obter novos chamados a Seleção. Porém, como não vieram, a chance iminente de naturalização como espanhol e, consequentemente, se tornar apto a ser convocado pela Roja é vista como uma grande oportunidade:
“Fiz duas boas temporadas no Valencia, na Champions, campeão da Copa do Rei, e jogando. A Seleção Brasileira não me dá oportunidades. Estou no trâmite para tirar o meu passaporte espanhol e, se a seleção espanhola me der uma oportunidade, vou dizer que sim.”
A próxima oportunidade que Gabriel Paulista deve ter de mostrar seu futebol será na próxima quarta-feira (23) na cidade francesa de Lille contra a equipe homônima pela terceira rodada na fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa. O embate está previsto para ocorrer às 16h (horário de Brasília).