Enquanto a história conta toda a importância que teve a passagem do hoje ex-jogador mexicano Rafa Márquez com a camisa do Barcelona, o próprio Rafa contou, em entrevista ao programa espanhol El Chiringuito, que os caminhos estiveram perto de o conduzir justamente para o maior rival, o Real Madrid.
Leia mais: Clube frequentador da Libertadores luta contra o desaparecimento
James Rodríguez anota o seu primeiro gol no Al-Rayyan
Segundo seu relato, existiam negociações para que ele deixasse o Monaco e se tornasse atleta madrilenho onde a sua idolatria por Hugo Sánchez, atacante que marcou época nos merengues, era um ponto que tinha peso considerável no sentido de desejar que a transação se concretizasse.
Todavia, Rafa Márquez afirmou que Ronaldo Fenômeno, na época ainda jogador do Real, teria intervido para que ele não fosse contratado, algo que ele classifica como algo que “felizmente” ocorreu e o possibilitou conhecer (e aceitar) a proposta do Barça:
“Estive muito perto (de ir para o Real Madrid). Ronaldo, neste momento, se interpôs e acabou não acontecendo. Impediu, felizmente, que eu chegasse ao Madrid. Como mexicano e meu ídolo, Hugo Sánchez, era do Madrid, eu ia para o Madrid, mas agora não. Quando você entra em uma instituição como o Barça, você se apaixona. Mudei toda a minha ideia e meu coração vai ser do Barcelona.”
Nos sete anos em que defendeu o clube blaugrana (mais precisamente entre 2003 e 2010), Rafa Márquez jogou 242 partidas com 13 gols, 12 assistências e conquistou 11 títulos: quatro edições de LaLiga, uma Copa do Rei, duas vezes a Supercopa da Espanha, duas vezes a Liga dos Campeões da Europa, uma Supercopa da UEFA e um Mundial de Clubes.