Pontos corridos: as 5 melhores campanhas do Palmeiras no Campeonato Brasileiro

pontos-corridos-as-5-melhores-campanhas-do-palmeiras-no-campeonato-brasileiro-Futebol-Latino
Foto: Sepguilherme/Divulgação/Wikipedia

No atual cenário competitivo, o Palmeiras, no Campeonato Brasileiro, tornou-se uma grande potência. Em 2022, na temporada que conferiu o título ao Verdão, além de consagrar-se como o maior campeão do torneio, o Palmeiras também atingiu a sua melhor campanha na história dos pontos corridos.

Ao traçar uma linha do tempo, torna-se evidente que, nos últimos anos, o Palmeiras tem se destacado como uma aposta sólida em competições nacionais e internacionais.

Pensando nisso, neste texto, revisitaremos as melhores campanhas do Palmeiras no Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos. Analisando, assim, todo o desempenho do clube bem como a sua pontuação.

2016

Em 2016, após 22 anos de espera, o Palmeiras finalmente celebrou a conquista do Campeonato Brasileiro, levantando a taça pela primeira vez desde a adoção do formato de pontos corridos na competição. Esse feito marcante não apenas encerrou um longo período sem títulos no Brasileirão, mas também garantiu a segunda melhor campanha do clube no torneio desde 2006.

No total, foram 62 gols marcados, consagrando o melhor ataque do campeonato, e também a defesa menos vazada, sofrendo apenas 32 gols. A equipe alcançou impressionantes 24 vitórias em 38 partidas disputadas, e registrando o menor número de derrotas, apenas seis.

Além do título, a grandiosa atuação dos jogadores não passou despercebida, já que oito palmeirenses foram selecionados para a equipe do Brasileirão: Jailson, Jean, Yerry Mina, Tchê Tchê, Moisés, Dudu e Gabriel Jesus – eleito o craque da competição.

2017

Em 2017, o Palmeiras encerrou a temporada sem conquistar títulos. Entretanto, realizou uma notável campanha no Campeonato Brasileiro daquele ano. O time alviverde finalizou a competição na segunda colocação, ficando somente atrás do Corinthians.

No total, o Palmeiras alcançou 63 pontos, nove a menos do que o seu rival. Além disso, o Verdão também consagrou-se com o melhor ataque do campeonato, marcando 61 gols em 38 jogos.

Durante aquela temporada, Tchê Tchê (34 jogos) e Fernando Prass (33 jogos) se destacaram como os jogadores mais frequentemente utilizados no Brasileirão. Quanto à artilharia do Palmeiras, Dudu liderou com nove gols, seguido de perto por Keno, que marcou oito vezes.

2018

Se 2017 frustrou o torcedor palmeirense, a campanha de 2018 do Palmeiras no Campeonato Brasileiro veio para mostrar que tudo é possível. Com o retorno, inclusive, do ídolo Luiz Felipe Scolari.

Sob a liderança técnica de Felipão, o Palmeiras teve uma campanha impressionante, mas que ganhou força no segundo turno, resultando na conquista do seu tão desejado décimo título brasileiro. Ampliando, já naquela época, a vantagem do Verdão como o Maior Campeão do Brasil.

O desempenho do Palmeiras durante a temporada alcançou marcas impressionantes como 23 vitórias, 11 empates e apenas quatro derrotas. O time Alviverde marcou 64 gols e sofreu 26.

Ao longo da competição, o Palmeiras foi líder em diversos quesitos, demonstrando seu domínio em campo: maior número de vitórias (22), menor quantidade de derrotas (4), melhor ataque (64 gols marcados) e a melhor defesa (26 gols sofridos), resultando em um excelente saldo de gols (37).

Além disso, de acordo com dados do Footstats, o clube também liderou em outras estatísticas importantes: maior quantidade de dribles (267), maior número de interceptações de bola (222), mais desarmes (860), mais lançamentos (1651) e o maior número de viradas de jogo (171).

No final, a Sociedade Esportiva Palmeiras somou 80 pontos e foi campeã com uma rodada de antecedência, no estádio São Januário, em partida contra o Vasco.

2019

Apesar do desempenho abaixo do esperado, o Palmeiras obteve bons números no Campeonato Brasileiro de 2019: o Verdão terminou o ano na terceira colocação, alcançando a marca de 74 pontos.

Nessa temporada, o Verdão bateu 21 vitórias, 11 empates e seis derrotas, o que resultou em um aproveitamento de 64,9%. Embora tenha tido um bom desempenho, o alto número de empates prejudicou o Verdão, que não conseguiu disputar o título de maneira mais acirrada com o Flamengo.

A equipe mostrou-se entre os melhores ataques e defesas do campeonato, com 61 gols marcados e apenas 32 sofridos. Com destaque para o volante Bruno Henrique, nome que marcou dez gols ao longo da competição e que, hoje, está no Internacional.

2022

Os fãs de aposta no Brasileirão sabem que a última temporada foi um prato cheio para os torcedores do Palmeiras, já que o time superou marcas de outros títulos e realizou a sua melhor campanha na história dos pontos corridos.Sob o comando de Abel Ferreira, o Palmeiras garantiu o seu hendeca com três rodadas de antecedência. Com a derrota do Internacional para o América-MG, por 1 a 0, o Verdão entrou em campo já campeão e goleou o Fortaleza, por 4 a 0.

Durante a campanha, o Palmeiras ficou 29 rodadas seguidas como líder (desde a 10ª), alcançando 81 pontos (um a mais do que na temporada de 2016 e 2018) e batendo o recorde de 23 vitórias, 12 empates e apenas três derrotas. O clube também teve o melhor ataque do campeonato (66) e a defesa menos vazada com apenas 27 gols sofridos.

Com a conquista do título, Abel faturou o sexto troféu pelo Palmeiras, igualando-se a Felipão em número de títulos pelo clube. Além disso, Gustavo Gómez tornou-se o zagueiro com mais gols em Brasileiros na história do clube e Dudu alcançou o topo do ranking de jogadores com mais vitórias pelo Verdão no torneio nacional.

Sem sombra de dúvidas, a temporada de 2022 do Palmeiras no Campeonato Brasileiro tornou-se um feito inédito na história do clube e do campeonato. A equipe demonstrou um desempenho excepcional em campo, conquistando o título com uma combinação notável de consistência, habilidade e regularidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Futebol Latino 2023