Desde o ano de 2017 fora da Copa Libertadores, as equipes do futebol mexicano podem retornar a principal competição de clubes na América do Sul e, de quebra, se incluírem também na Copa Sul-Americana. Ao menos, essa é a informação publicada no portal Mediotiempo pelos jornalistas Jonathan Collazo e Enrique Martínez Villar.
Leia mais: Farfán revela sonho que gostaria de realizar com Paolo Guerrero
Riquelme faz revelação sobre as conquistas da Libertadores
Segundo o material veiculado nessa terça-feira (22), a ideia de retorno conta com a predileção da Federação Mexicana de Futebol (FMF) que já teria, inclusive, esquematizado até mesmo um sistema de qualificação onde a Concachampions seguiria sendo privilegiada no sentido de contar com as equipes melhor qualificadas na Liga MX.
Com isso, os campeões do Apertura e Clausura iriam para a Liga dos Campeões da Concacaf enquanto, pensando nos outros seis melhores colocados na pontuação geral que não estão qualificados ao principal torneio da Concacaf, os três primeiros iriam para a Liberta e os três seguintes para a Sul-Americana.
O estágio do processo de aprovação já estaria na análise dos proprietários das equipes da Liga MX onde a aprovação faria com que, em maio de 2021, o anúncio oficial seria realizado pensando na reintrodução dos clubes mexicanos na Libertadores para o ano de 2022.