Pesquisa indica mudanças no torcedor de futebol do futuro

pesquisa-indica-mudancas-no-torcedor-de-futebol-do-futuro-Futebol-Latino-07-10
Foto: Bruno Domingos/Mowa Press

O Brasil é conhecido pela sua paixão pelo futebol e por outros esportes. Seja por motivos estéticos ou de lazer, a prática de atividades físicas é algo muito popular entre os brasileiros, que vêm acompanhando as mudanças no setor em todo o mundo.

OS_BRAZIL_300x250_2020_Q3_SOC

Leia mais: Campeão Uruguaio pode sair nesta quarta-feira; Veja o cenário
Após boa temporada, Diego Miranda renova com equipe árabe

Para quem acompanha futebol por prazer ou profissão, como estudantes da faculdade de Educação Física ou Jornalismo, estar atento às previsões para o setor é muito importante.

De acordo com pesquisa divulgada pela European Club Association, conhecida como “Fan of the Future: Defining Modern Football Fandom”, ou, em português, “O fã do futuro: definindo o fã moderno do futebol”, um dos pontos essenciais para os clubes de esporte é perceber as mudanças entre os torcedores, para continuar oferecendo a melhor experiência.

A European Club Association é uma organização independente que reúne diversos clubes profissionais de futebol da Europa. Na pesquisa, no entanto, também foram ouvidas as torcidas de clubes brasileiros.

O relatório foi produzido a partir da escuta de 14 mil torcedores de sete mercados. Além do Brasil, foram ouvidas as torcidas de times de Espanha, Grã-Bretanha, Holanda, Alemanha, Polônia e Índia. Os participantes tinham idade entre 8 e 64 anos, mas, em alguns tópicos, as respostas de participantes com menos de 13 anos não foram tabuladas.

Sinal de alerta para os clubes profissionais

A pesquisa levantou que 40% dos entrevistados com faixa etária entre 16 e 24 anos não tinha qualquer interesse por futebol. Isso é uma questão alarmante para os clubes profissionais, que, dentro de alguns anos, poderão perder uma grande parte de sua torcida.

Porém, entre a faixa etária de 8 e 15 anos, 84% dos entrevistados apresentam grande interesse por futebol. Esse dado ajuda a tranquilizar os grandes públicos, que esperam por mais gerações que tenham grande interesse no esporte.

O relatório também apontou que o futebol continua representando a grande preferência entre os torcedores dos sete mercados pesquisados. No geral, ele representa 38% da preferência dos torcedores desses países, ficando em primeiro lugar entre os esportes mais populares.

Em seguida aparecem os esportes a motor, com 17% da preferência, basquete e tênis, com 14%, e voleibol, com 13%. A exceção é a Índia, em que o críquete é o mais popular entre as opções citadas pelos pesquisadores.

error: Futebol Latino 2023