*Alex Dias de Souza
Nesta sexta-feira, em Miami, o Peru iniciou um sonho antigo. A caminho da sua primeira Copa do Mundo desde 1982, a seleção comandada pelo técnico argentino Ricardo Gareca iniciou sua preparação para o Mundial. Em um confronto inédito, os peruanos levaram a melhor ao vencer a Croácia do craque do Real Madrid Luka Modric por 2 a 0.
Leia mais: Com surpresas e Cueva, Ricardo Gareca convoca a seleção peruana
Peru encara adversário da Argentina na Copa em amistoso nessa sexta-feira
Em um jogo muito movimentado e bom tecnicamente, as duas equipes começaram em alta voltagem. Logo no início da primeira etapa, a seleção peruana tentou pressionar a saída de bola dos croatas que tentavam armar as jogadas trocando passes.
A estratégia do Peru deu certo e a Croácia ficou pressionada no jogo. Aos 9 minutos, Christian Cueva finalizou com o pé direito de fora da área após receber a assistência de Jefferson Farfán. A bola foi parar no centro do gol após ser defendida pelo goleiro.
Aos 12, a tática peruana foi recompensada. No lance, André Carrillo chutou forte com o pé direito de fora da área.Na sequencia, a bola desviou em Vida e foi morrer no lado direito do gol.
Após sofrer o gol, a Croácia foi pra cima dos peruanos e tentou chegar ao empate com a mesma ideia de trocar passes, porém bem postado defensivamente, a seleção do Peru não deu espaço resistiu bem à investida.
A melhor e única chance de gol dos croatas na primeira etapa ocorreu somente aos 35 minutos. No lance, uma oportunidade perdida por Nikola Kalinic , que tocou de cabeça após receber o cruzamento de Ivan Perisic.
Na segunda etapa, a seleção comandada pelo técnico Ricardo Gareca voltou ligada e continuou pressionando a Croácia. No primeiro minuto,Jefferson Farfán recebeu um belo cruzamento de André Carillo e tocou de cabeça dentro da pequena área e perdeu uma boa oportunidade de marcar o segundo.
Dois minutos depois, o Peru marcou o segundo gol. No lance, Farfán recebeu um belo passe em profundidade de Cueva e finalizou com o pé esquerdo, na sequencia, Edison Flores aproveitou o rebote e finalizou com o pé esquerdo para o centro da meta croata que estava vazia.
No decorrer da segunda etapa, mesmo com um homem a mais após a expulsão do peruano Yotún, a Croácia não levou muito perigo para defesa do Peru e o jogo terminou com 2 a 0 no placar.