No ‘Clássico do Pacífico’ que abriu o Grupo B do Pré-Olímpico, o Peru venceu a seleção do Chile pelo placar de 1 a 0. A partida deste domingo (21) aconteceu no Estádio Misael Delgado, situado na cidade de Valência, na Venezuela.
Leia mais: Obstáculo faz Vasco desistir de tratativas por Cuéllar
Especialista fala sobre estratégias para otimizar pré-temporada
As duas equipes tinham clareza no seu estilo de jogo onde a ideia era acionar a velocidade pelos lados de campo e encontrar a defesa adversária em situação de inferioridade numérica. Sendo que, nesta linha de raciocínio, quem parecia ter movimentos mais precisos e coordenados eram os chilenos.
Depois dos primeiros 15 minutos, a Roja se assentou como o time de dominância com a posse de bola e buscava soluções para a forte proteção pontada pelo selecionado peruano. Afinal, o Peru montou uma linha de cinco defensores, diminuíndo as chances de ter a retaguarda surpreendida por bolas longas de seu oponente.
Desse modo, o confronto ficou restrito em oportunidades reais de ataque, sendo a mais perigosa proveniente de cobrança de falta. Com a perna esquerda, Lucas Cepeda bateu bem, mas parou em importante intervenção do arqueiro Diego Romero.
Chegou pouco, mas, quando chegou…
Na volta do intervalo, o jogo apresentava pouca modificação de cenário. Após cruzamento rasteiro, Damián Pizarro quase abriu a conta em ótima jogada pelo lado direito, mas parou em defesa gigantesca de Romero.
Quando o compromisso parecia depender muito mais da capacidade ofensiva do Chile para modificar o placar em Valência, um raro trabalho de ataque com toques curtos e precisos foi executado com perfeição pelo selecionado peruano. Em ótima transição, Franchesco Flores adentrou o lado esquerdo da grande área, fintou a marcação e bateu firme, rasteiro, dando pouca chance de defesa para Brayan Cortés. Marcador inaugurado já aos 22 minutos do tempo complementar.
Apesar do cenário em questão, a seleção do Peru não se limitou a retrair-se na defesa logo depois do gol, pelo contrário. Buscando reter a posse de bola, os comandados do técnico José Del Solar estavam administrando bem a vantagem para conseguir o triunfo.
Aos 44 minutos, Mathías Llontop foi expulso após receber o segundo cartão amarelo, criando um ambiente de total pressão no ataque dos chilenos. Porém, mesmo assim, a Blanquirroja resistiu e pôde comemorar uma importante vitória na estreia do Pré-Olímpico.