bonus de cadastro

Perfil FL: Conheça a trajetória de Iván “Bam Bam” Zamorano

Foto: Reprodução/Internet

*Por Edmilson Junior – Colaborador do Futebol Latino

Nascido no dia 18 de janeiro de 1967, em Santiago, Iván Luis Zamorano Zamora é um ex-futebolista chileno. O ex-atleta é considerado o jogador mais importante do país na década de 90. É considerado um dos maiores jogadores chilenos de todos os tempos ao lado de Marcelo Salas e também de Jorge Robledo, Elías Figueroa e Carlos Caszely. Marcou um total de 287 gols em sua carreira.

Leia Mais: Tabela FL: Início dos Campeonatos pela América Latina
Humberto Suazo anuncia sua aposentadoria aos 34 anos

Carreira

Ivan Zamora, chamado pelos torcedores chilenos de El Bam-Bam, sua carreira se caracteriza por uma grande ambição esportiva, um esforço comovente e uma luta obsessiva contra a adversidade. Começou sua carreira nas divisões inferiores da equipe do Cobresal, mas começou a jogar profissionalmente no time do Trasandino em 1985.

Após o término do empréstimo, ele volta ao Cobresal, onde é artilheiro da segunda divisão chilena e no ano seguinte disputa a primeira divisão. Em 1987 conquista seu primeiro título, a Copa Chile. No ano seguinte, transfere-se para o Bologna, da Itália, que, por sua vez, o repassa para o FC St. Gallen, da Suíça. No time suíço foi o artilheiro da temporada 1989-1990.

Em 1990, chega ao Sevilla. Embora estar limitado tecnicamente, conquista o o carinho e a confiança da torcida com uma garra comovente e uma aplicação física à toda prova. Em 1992, transfere-se para o Real Madrid, onde conquista seus primeiros títulos europeus: a Copa do Rei e a Supercopa da Espanha, em 1993 e o Campeonato Espanhol, em 1995.
Em 1996, transfere-se para a Internazionale de Milão, Itália, e lá conquista a Copa da UEFA em 1998.

Na Copa do Mundo de 1998 foi o escolhido como capitão da Seleção Chilena e sua equipe caiu apenas diante do Brasil. Ainda com a seleção de seu país, participou dos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, e não só foi o artilheiro do torneio olímpico de futebol, com seis gols, como trouxe uma inédita medalha de bronze para o Chile.

Em 2001, transfere-se para o América, do México. Lá conquista a torcida e o Campeonato Mexicano de 2002. Encerrou a carreira futebolística em 2003 na equipe do Colo-Colo cumprindo um antigo desejo de seu pai.

Atualmente é um empresário de sucesso e trabalha nas empresas Boris e Gordon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Futebol Latino 2023