Peñarol é superior e vence Nacional no jogo de ida do clássico uruguaio pela Sul-Americana

Foto: Divulgação/Peñarol

Mesmo jogando fora de casa, o Peñarol foi superior e venceu o Nacional, por 2 a 1, na noite desta quinta-feira (15), em confronto válido pela ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Dono de todo o confronto, o time carbonero chegou aos gols com Canobbio, já nos acréscimos da etapa inicial, e Rodríguez, no final da partida. Bergessio, de cabeça, diminuiu para os mandantes. Com o resultado, os comandados de Mauricio Larriera podem até empatar para ficarem com a vaga.

Soccer 300x250

Leia mais: Sul-Americana: Santos sufoca Independiente, vence e leva vantagem para a Argentina
Nikão vira jogador do Athletico com mais gols na história da Sul-Americana

CALENDÁRIO

As equipes se enfrentam novamente pela Sul-Americana na próxima quinta-feira (15), às 21h30, no estádio Campeón del Siglo. Entretanto, antes disso, jogam pelo Apertura Uruguaio neste final de semana. No domingo (18), o Nacional recebe o Villa Española, enquanto o Peñarol viaja para enfrentar o Liverpool no mesmo dia.

PRIMEIRO TEMPO

Os primeiros 15 minutos de jogo no Gran Parque Central foram todos do Peñarol. Assim, mesmo jogando fora de casa, os Carboneros subiram as linhas de marcação e encurtaram os espaços para o grande rival. Não demorou muito para que os comandados de Mauricio Larriera criassem boas oportunidades de gol. Em tentativa de cruzamento pela esquerda de Piquerez, a bola desviou no defensor do Nacional encobriu Rochet, mas também saiu por cima da meta. Na cobrança de escanteio, os zagueiros dos visitantes subiram à área, e Kagelmacher cabeceou no travessão.

Naturalmente, o Peñarol diminuiu a intensidade visando não cansar seus atletas. Contudo, o domínio das ações continuou com a equipe carbonera, que seguiu invadindo o campo de ataque e rodando a bola na frente da área de Rochet. Em um dos poucos momentos que conseguiu criar alguma jogada, o Nacional levou perigo com Trasante. O camisa 14 recebeu de Bergessio e emendou de primeira, mas Dawson, bem colocado, encaixou.

Depois da primeiro chute do rival, o Peñarol continuou insistindo nos lances pela esquerda com a dupla formada por Piquerez e Torres. Foi por esse lado que o camisa 10 virou a jogada buscando Álvarez Martínez aos 30 minutos. O centroavante tentou finalizar de primeira, mas foi travado.

Não fosse Rochet, o Nacional ficaria em desvantagem aos 35 minutos. Isso porque, Álvarez Martínez recebeu pela ponta direita da área, tocou para trás, Gargano recebeu, limpou a marcação e tocou para Piquerez. O lateral apareceu pelo meio e bateu colocado rasteiro no canto direito. O goleiro se esticou todo e espalmou para fora.

Contudo, não houve nada que Rochet pudesse fazer aos 46 minutos. Canobbio arrancou pela direita, tabelou com Álvarez Martínez e finalizou na saída do goleiro, estufando as redes do Nacional e levando o Peñarol em vantagem para o intervalo.

Banner-Cyber-Bet-300-250-interna-Futebol-Latino-13-07

SEGUNDO TEMPO

Na volta do intervalo, o Nacional passou a impressão que seria mais criativo. Logo aos 2, Bergessio recebeu, girou e finalizou, mas Dawson agiu bem. Entretanto, o ímpeto dos mandantes se resumiu a somente esta jogada nos primeiros 15 minutos. Com o passar do tempo, o Peñarol voltou a ser perigoso assim como na etapa inicial. Os Carboneros tiveram a chance clara de ampliar com Formiliano, mas o zagueiro chutou para fora, mesmo com Rochet fora do gol após ter falhado na saída pelo alto.

Com a metade da segunda etapa se aproximando, o Peñarol passou a administrar o tempo com a posse da bola, sem criar muitas chances de perigo. Enquanto isso, o Nacional subiu suas linhas e começou a apertar mais a marcação. De falta, D’alessandro quase deixou tudo igual, mas viu o chute passar ao lado da trave esquerda de Dawson.

Sem muita criatividade, a equipe da casa apostou nos lançamentos para área, mas viu a defesa adversária afastar todas as tentativas. Pelo chão, os espaços ficaram limitados, visto que o Peñarol compactou suas linhas e não cedeu nenhuma grande jogada.

Mesmo sem muita iniciativa, quando subiu ao ataque nos acréscimos, o Peñarol foi letal. Rodríguez recebeu pela esquerda, levou para o meio, passou entre dos adversários e finalizou por baixo das pernas de Rochet, fechando o confronto em 2 a 0.

A alegria pela vantagem maior dos visitantes durou pouco. Aos 50 minutos, Carballo recebeu pela esquerda e cruzou na cabeça de Bergessio, que tocou no canto direito de Dawson, sem chances para o goleiro do Peñarol, fechando o confronto em 2 a 1.

error: Futebol Latino 2023