*Por Renan Liskai
O Athletico venceu o América de Cali por 1 a 0 na última quarta-feira (14), em confronto válido pela ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. O goleiro Joel Graterol, destaque da equipe colombiana, nada pôde fazer no pênalti cobrado por Nikão. O arqueiro até chegou a tocar na bola, mas não evitou que ela morresse no fundo das redes. Por outro lado, no Apertura Colombiano, o camisa 1 foi um verdadeiro paredão e recebeu o reconhecimento na última sexta-feira (16).
Leia mais: Clube espanhol quer fortuna para negociar Willian José
Thauvin crava: “Tigres poderia jogar a Ligue 1”
Apesar da eliminação precoce da equipe então campeã para o Millonarios nas quartas de final, Graterol foi eleito o melhor goleiro da competição. Embaixo das traves, o arqueiro do América de Cali sofreu apenas 14 gols em 20 partidas disputadas e foi decisivo em alguns jogos.
Os bons números no torneio nacional não levaram o venezuelano apenas à premiação. Desse modo, o goleiro foi convocado para defender a seleção da Venezuela na disputa da Copa América e das Eliminatórias para a Copa do Mundo.
No entanto, o retrospecto contra brasileiros não é nada favorável a Graterol. Pelo clube, sofreu seis gols em dois jogos contra o Atlético-MG, na fase de grupos da Libertadores. Além disso, não parou o Athletico na última semana, na Sul-Americana. Já pela seleção venezuelana, sofreu três tentos na partida contra a seleção brasileira, pela estreia da Copa América