Em duelo que fechou a oitava rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, o Paraguai venceu o Brasil por 1 a 0. O gol no Defensores del Chaco foi marcado ainda no primeiro tempo por Diego Gómez. Com o resultado, os anfitriões subiram para a sétima colocação, com nove pontos. Já a Amarelinha caiu para o quinto lugar, tendo 11 unidades.
Leia mais: Venezuela e Uruguai empatam sem gols em Maturín
Veja gol que causou revolta em Chile 1 x 2 Bolívia
Com James protagonista, Colômbia vence Argentina nas Eliminatórias
A posse de bola e busca pelas ações ofensivas eram de absoluta responsabilidade da Seleção. Isso porque os paraguaios recuaram seus blocos de marcação e aguardavam para sair nos contra-ataques. Porém, foi em lance mais cadenciado, em rebote da zaga brasileira, que os donos da casa abriram a conta. Aos 20 minutos, Diego Gómez ajeitou para a perna direita e mandou um bonito chute de trivela, no extremo canto esquerdo de Alisson.
Até o fim da etapa inicial, a Albirroja variava entre a marcação mais conservadora e, por vezes, subia as linhas para apertar a saída de bola. Enquanto isso, a Seleção Brasileira tinha dificuldade de aproximação para quebrar as linhas defensivas do adversário. Na única vez que realmente conseguiu, Endrick inverteu para Vini Jr que cruzou rasteiro e Guilherme Arana chutou forte. Contudo, Junior Alonso fez o corte em cima da linha.
Mudou, mas pouco
É verdade que. na volta do intervalo, o Brasil seguia tendo problemas para finalizar com real perigo contra a meta de Gatito Fernández. Porém, as entradas de Luiz Henrique e João Pedro trouxeram alternativas para tentar confundir a sólida marcação paraguaia.
Apesar da melhora, prevaleceu a consistência defensiva dos donos da casa. Desse modo, o apito final do árbitro uruguaio Andrés Matonte decretou a vitória da Albirroja pela vantagem mínima.