Jogando pelo Grupo B da Copa América no estádio do Maracanã, que também será palco da final, Paraguai e Catar fizeram uma partida movimentada que resultou no empate de 2 a 2. Com o resultado, a Colômbia segue na liderança da chave com três unidades, Paraguai e Catar dividem a segunda posição enquanto a Argentina amarga a lanterna.
Leia mais: Falcao brinca com erro em informação sobre cartão amarelo: “RadaMEL”
Zagueiro da seleção chilena está perto de fechar com o River Plate, afirma imprensa argentina
Primeiro tempo
Cometendo nos dois primeiros minutos um erro crasso na saída de bola, o time catari acabou pagando o preço do nervosismo quando, em cobrança de zagueiro, o defensor paraguaio Bruno Valdez cabeceou e o lateral Pedro Correa tocou com a mão na bola dentro da área, pênalti assinalado.
Na batida, o veterano avante Óscar Cardozo não quis saber de pensar muito em escolha de canto e encheu o pé no meio do gol.
Depois desse “susto”, o selecionado do Oriente Médio até tinha mais no aspecto geral a posse de bola. Entretanto, mesmo com um trabalho bem menos duradouro até aqui do que seu oponente, a questão técnica prevalecia na Albirroja no quesito de trocar melhores passes e tomar as melhores decisões ofensivas com direito a uma constante mudança nesse cenário.
Tanto Gatito Fernández como Saad Al Sheeb tiveram de trabalhar de maneira importante, fazendo com que os 45 minutos certamente valessem a pena para o público apenas razoável nas dependências do Maracanã.
Segundo tempo
No início da etapa complementar, bastaram cinco minutos de trabalho de bola para que, após bola lançada para Derlis González e tocada para Miguel Almirón, o meia partisse em velocidade pra dentro da área. No chute cruzado, Cardozo esbanjou oportunismo e concluiu fazendo o segundo do selecionado guaraní. Mas, dessa vez, a utilização do Árbitro de Vídeo assinalou impedimento ainda no lance onde Derlis dominou a bola na ponta direita e o tento acabou invalidado pela arbitragem do peruano Diego Haro.
Aos 10 minutos, os paraguaios se mantiveram mais incisivos e logo conseguiram de novo balançar as redes catari, agora sem risco de avaliação por irregularidade. Dominando na entrada da grande área, Derlis encheu o pé em um maravilhoso chute de fora da área e mandou no ângulo esquerdo de Al Sheeb.
O duelo parecia um tanto quanto “morno” depois do segundo tento sul-americano quando Almoez Abdulla dominou no lado esquerdo do ataque e, com o desvio do volante Celso Ortiz, tirou totalmente Gatito do lance e diminuiu o prejuízo do Catar aos 23 minutos.
A empolgação da seleção que parecia contar com a simpatia do público local tomou conta da equipe. Não à toa, oito minutos depois e na base da circulação ofensiva muito bem trabalhada, o meio-campista Boualem Khouki bateu na saída de Gatito Fernández. O arqueiro ainda bateu na bola e Rodrigo Rojas tentou evitar de cabeça, mas ela teimou em balançar as redes para igualar o confronto no Rio de Janeiro.