*Por Gustavo de Moraes
Hoje, dia 10 de abril o ex-lateral da seleção brasileira Roberto Carlos completa 48 anos. Confira um pouco da trajetória do pentacampeão pela seleção brasileira.
Inicio de carreira
Roberto Carlos da Silva Rocha nasceu em Garça, interior de São Paulo, no dia 10 de abril de 1973. Roberto Carlos iniciou sua carreira profissional de futebolista, com 16 anos, no time do União São João da cidade de Araras, em São Paulo. No ano de 1991, foi convocado para a Seleção brasileira Sub 20 pela primeira vez.
Palmeiras
Após se destacar no interior paulista, foi a vez do lateral ser destaque nacional. Chegou em 1993 no Palestra Itália e lá conquistou dois brasileiros, dois campeonatos paulistas e um torneio Rio-São Paulo.
Sucesso pela Europa e pela seleção
Depois dos títulos conquistados pelo Palmeiras e já ter como principal característica o forte chute, não demorou muito para ser manchete na Europa. Roberto Carlos iniciou sua trajetória no velho continente pela equipe da Inter de Milão,em 1995. Fez 34 jogos e marcou cerca de sete gols. Já nos Galácticos esteve no clube durante 10 anos, começando em 1996. E claro que o lateral virou ídolo com a camisa do Real Madrid. Atuando em mais de 500 jogos e marcando 71 gols. Além dos títulos conquistados como, três Champions League, quatro campeonatos espanhóis e muito mais.
Depois de grande sucesso, foi a vez de se arriscar no futebol turco. Em julho de 2007, Roberto Carlos foi negociado com o Fenerbahçe da Turquia por um período de dois anos. Atuando na equipe até 2009.
Com a seleção canarinho disputou as copas do mundo de 1992, 2002 e 2006. Conquistando o penta em 2002. Participou de 126 jogos pela seleção tupiniquim.
Corinthians
Teve uma passagem curta no Brasil após longa vida na Europa. Em 2009, Roberto Carlos foi anunciado pelo Corinthians como reforço do time que se preparava para participar da Copa Libertadores de 2010. Após a eliminação do Corinthians na primeira fase da Libertadores já em 2011, Roberto Carlos, anunciou sua saída do clube, alegando ter sofrido ameaça dos torcedores.
Depois do Brasil, foi para a Rússia, no Anzhi Makhachkala e anunciou sua aposentadoria em 2012.
Confira aqui um vídeo de alguns golaços do lateral: