*Por Mônica Alvernaz
O dia 9 de novembro é especial para um dos maiores nomes do futebol brasileiro. Luiz Felipe Scolari, ou simplesmente Felipão, completa 68 vida e para comemorar, vamos relembrar cinco títulos internacionais da carreira do treinador.
Leia mais: Luis Suárez esbanja simpatia e presenteia garoto com camisa do Barcelona
Insatisfeito no Boca Juniors, Tévez pode pintar em time brasileiro através de uma troca
1) Recopa Sul-Americana
Em 1987, quando comandou o Grêmio pela primeira vez, Felipão começou a ter maior projeção como treinador. No entanto, foi na sua segunda passagem no clube gaúcho, que iniciou em 1993, que o técnico ganhou diversos títulos. Entre eles, a Recopa Sul-Americana em 1996, que foi vencida em partida única diante do Independiente, pelo placar de 4×1.
2) Libertadores
Ainda pelo Grêmio, Felipão foi campeão da Copa Libertadores da América em 1995. Na ocasião, a equipe de Luiz Felipe Scolari venceu uma e empatou a segunda partida com o Atlético Nacional, ficando com o título da competição. Quatro anos mais tarde, Felipão voltou a ser campeão da Libertadores, dessa vez com o Palmeiras. A disputa do título foi decidida na cobrança de pênaltis, após derrota do Palmeiras fora por 1×0 e vitória em casa por 2×1. Nos pênaltis, 4×3 para o time paulista e a segunda Libertadores pra conta de Luiz Felipe Scolari.
3) Liga dos Campeões da Ásia
Na mais recente das conquistas de Felipão está um título no continente asiático. Comandando o Guangzhou Evergrande, Luiz Felipe Scolari conquistou a Liga dos Campeões da Ásia em 2015. Após empatar sem gols fora, a equipe de Felipão fez valer o fator casa e venceu por 1×0 o Al Ahli, ficando com o título da competição asiática.
4) Copa das Confederações
Falar de título de Felipão sem citar sua passagem pela seleção brasileira, não dá. No ano de seu retorno à seleção canarinha, Luiz Felipe Scolari deixou de novo seu nome na história do futebol brasileiro ao vencer a Copa das Confederações em casa. Em jogo único realizado no Estádio do Maracanã, o Brasil venceu a Espanha por 3×0 e ganhou pela quarta vez a Copa das Confederações na história, a primeira sob o comando de Felipão.
5) Copa do Mundo
Para encerrar a lista, o mais memorável título de Luiz Felipe Scolari com a seleção brasileira. A Copa de 2002, último título mundial do Brasil, foi conquistada de forma invicta pela equipe comandada por Felipão. A vitória que carimbou o pentacampeonato da seleção brasileira, em nada lembrou o 7×1 levado anos mais tarde, na segunda passagem do técnico pela seleção.