Diante do Atlético-PR em Curitiba amanhã (31) pela Pré-Libertadores, o Millonarios vai ter de superar um retrospecto levemente desfavorável se quiser passar a próxima etapa eliminatória rumo a fase de grupos do torneio continental.
Leia mais: Zagueiro do Uruguai Sub-20 é o novo reforço do Barcelona
Copa Sul-Americana terá seu caminho definido em sorteio nessa terça-feira
Ao todo são 16 jogos ocorridos entre a equipe de Bogotá e clubes brasileiros (tendo duelado até hoje diante de Botafogo, Corinthians, Grêmio, Palmeiras e São Paulo) com seis vitórias, um empate e sete derrotas.
Dentro dos embates contra clube do Brasil que totalizam 22 gols marcados e outros 25 sofridos, certamente o mais movimentado de todos os jogos nesse sentido foi justamente o primeiro deles onde, jogando pelo Mundialito de Clubes em 1952, os colombianos empataram em 4 a 4 com o Fogão.
Para alegria dos torcedores do Furacão, apenas considerando as partidas válidas por Libertadores, existe um tabu negativo por parte do Millonarios. Em cinco jogos foram quatro derrotas e um empate.
Jogando na condição de visitante, a única vez em que o clube atualmente dirigido pelo técnico argentino Miguel Ángel Russo conseguiu um triunfo diante de equipe brasileiras foi no ano de 2007 pela Copa Sul-Americana, quando os azuis venceram o São Paulo por 1 a 0 em pleno estádio do Morumbi.
O solitário gol foi marcado pelo zagueiro Luis Zapata, hoje com 36 anos e ainda atuando profissionalmente pelo estadunidense Fort Lauderlale Strikers.