*Por Agência Conversion
É fato que a temporada 2022 começou com um gosto amargo para os palmeirenses. Depois da festa e expectativa criada para a campanha do Mundial de Clubes, o Verdão voltou para o Brasil com o vice-campeonato após a derrota por 2 a 1 contra o Chelsea, em Abu Dhabi.
Leia mais: Millonarios se apega a retrospecto como visitante para tirar o Fluminense
Plaza Colônia é superior e encaminha vaga para cima do The Strongest na Libertadores
Mesmo com a derrota já no início do ano, as expectativas para o Palmeiras em 2022 são positivas, principalmente pelo que o time apresentou na campanha de 2021. O ano terminou com o saldo de duas Libertadores, uma Copa do Brasil, um vice-campeonato Paulista e o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro.
Essas marcas ganham ainda mais destaque quando olhamos para o contexto. O Palmeiras foi o time que mais jogou no mundo no ano passado, disputando 91 partidas, ou seja, uma a cada 3,75 dias. A maratona foi causada pelo adiamento de partidas, devido à pandemia de Covid-19, e ao fato de o clube ter chegado às fases finais da maioria das competições que disputou.
Expectativas para o Palmeiras em 2022
Ainda que 2022 não tenha começado com mais um título para o elenco principal, a base conquistou uma taça inédita logo em janeiro, em casa e em cima do rival Santos: a tão sonhada Copa São Paulo de Futebol Júnior. A maior competição de base do Brasil era uma obsessão dos palmeirenses, pois, além de ser um título importante por si só, as torcidas rivais sempre pegavam no pé pelo clube nunca ter conquistado.
De volta ao Brasil, o Palmeiras já tem pela frente uma nova maratona de jogos no apertado calendário brasileiro. Depois de ter vencido a Ferroviária, pelo Paulistão, nesta quarta-feira (23) a equipe alviverde enfrenta o Athletico-PR, no jogo de ida da Recopa Sul-Americana, em Curitiba. A volta será em 2 de março, no Allianz Parque.
A diretoria havia informado que só negociaria seus jogadores após o fim do Mundial. Agora, a ideia é retornar a este plano. As principais especulações são sobre a saída de Danilo, um dos nomes que é alvo de clubes europeus, e jogadores que encerram seus contratos neste ano como Deyverson, Marcos Rocha e Gustavo Scarpa. O clube também volta a buscar um centroavante, principal pedido do técnico Abel Ferreira.
Uma boa notícia para os palmeirenses é que as “crias da academia”, como são chamados os jogadores da base, podem render frutos no profissional. O atacante Endrick, que foi o grande destaque na Copinha e que fará 16 anos em julho, deve assinar seu primeiro contrato profissional com o Verdão.
Vale lembrar que o clube também se reforçou com contratações: o meio-campista Eduard Atuesta, o volante Jailson, o goleiro Marcelo Lomba, o zagueiro Murilo e o atacante Rafael Navarro. Além disso, Abel Ferreira continua no time por mais uma temporada, com possibilidade de renovar por mais um ano.
Em boa situação financeira e com um dos melhores elencos do país, o Palmeiras se mantém como um dos times que brigarão pelos principais títulos em 2022. O elenco se reapresentou para treinar na Academia de Futebol, onde puderam ir trajados de Nike Air Max e, em seguida, colocaram os uniformes para mais uma semana de trabalho.