Palmeiras busca título do Mundial de Clubes da FIFA; veja as campanhas dos brasileiros

com-classificacao-palmeiras-busca-marca-sustentada-pelo-boca-juniors-Futebol-Latino-18-08
Foto: AFP

O Palmeiras embarcou para Abu Dhabi com uma taça da Libertadores, uma experiência amarga em 2021 mas muita empolgação para acabar com um jejum indigesto: não ter vencido o Mundial.

O time não é favorito contra o Chelsea, mas pode perfeitamente ganhar. Essa é a opinião corrente, inclusive a do ídolo Zinho, que em entrevista ao time da Betway apontou os pontos fortes do Verdão, dando destaque para o treinador Abel Ferreira.

Na mesma reportagem Zinho afirmou algo que muitos não estão levando em consideração. Pela importância que nós damos para o torneio e a indiferença dos europeus, as arquibancadas terão muitos torcedores fanáticos do Palmeiras, contra apenas alguns do Chelsea e os locais (que podem torcer mais para o clube inglês, mas sem o mesmo envolvimento).

“É claro que, no final, prevalece a melhor organização tática, o melhor time técnico, o time melhor preparado fisicamente, não adianta só motivacional, não vai adiantar, você tem que ter um conjunto. Mas se você está bem-preparado fisicamente, ajustado taticamente, tentando neutralizar o teu adversário que é melhor e com o apoio do seu torcedor, com aquela massa gritando, isso dá um gás muito grande”, disse Zinho para a Betway.

Como sempre se deve aprender com a história, vamos revisitar as participações brasileiras no Mundial da FIFA?

Confira a participação dos brasileiros no Mundial de Clubes da FIFA

Desde que a FIFA (Federação Internacional de Futebol) passou a organizar o Campeonato Mundial de Clubes a partir de 2000, hoje chamado de Copa do Mundo de Clubes da FIFA, o Brasil teve oito representantes na competição.
O retrospecto dessas equipes teve altos e baixos, sendo que algumas delas chegaram até mesmo a surpreender, enquanto outras chegaram a ser um verdadeiro vexame.

As equipes europeias ultimamente têm passado por cima dos adversários sul-americanos, mas no retrospecto geral, considerando também o Interclubes, os europeus possuem 34 títulos e 26 vice-campeonatos, com 14 clubes diferentes levando o troféu. Os clubes sul-americanos possuem 27 títulos e 30 vices, com 17 clubes ganhadores.

O último clube do nosso continente a conquistar o Mundial foi o Corinthians em 2012 comandado pelo técnico Tite ao vencer a equipe inglesa do Chelsea.

Corinthians 2000

O Corinthians conquistou em 2000 o primeiro Mundial diretamente organizado pela FIFA. O torneio ocorreu no Brasil, com partidas distribuídas em São Paulo e Rio de Janeiro. Participaram oito clubes de cinco continentes e o Corinthians conquistou o título ao derrotar a equipe do Vasco da Gama nos pênaltis após 0 a 0 no tempo normal.

São Paulo 2005

Após o campeonato de 2000 a FIFA não repetiu a fórmula e só voltamos a ter a competição novamente no ano de 2005. Foi outra vez um brasileiro a trazer o troféu para casa, mas desta vez o São Paulo Futebol Clube.

Após ser campeão da Copa Libertadores do mesmo ano o tricolor paulista chegou ao torneio no Japão sabendo que uma verdadeira pedreira o esperava: nada mais do que o imbatível Liverpool da Inglaterra.

Após passar pela equipe saudita do Al-Ittihad na semifinal, enfrentou a equipe inglesa de igual para igual e com defesas inimagináveis de Rogério Ceni. Com um gol marcado por Mineiro o tricolor chegou ao título. Era o seu terceiro título mundial, já que havia ganhado nas edições de 1992 e 1993.

Internacional 2006

O Internacional de Porto Alegre chegou ao Japão após vencer a Copa Libertadores da América e depois de passar pela equipe egípcia do Al-Ahly na semifinal.

Tinha pela frente uma das maiores equipes europeias, onde jogavam Ronaldinho Gaúcho, Xavi, Deco e Puyol: a espetacular equipe catalã do Barcelona.

Mas os colorados comandados por Abel Braga não tremeram e com um gol aos 37 minutos do segundo tempo, com o improvável Adriano Gabiru, os gaúchos ficaram com o troféu.

Internacional 2010

Em 2010 lá estava novamente o Internacional, campeão da Copa Libertadores de 2010, representando o Brasil no Mundial de Clubes em Abu Dhabi.

A equipe gaúcha estava animada para enfrentar a Inter de Milão na final, mas foi eliminada na semifinal. Seu adversário era um clube completamente desconhecido da República Democrática do Congo, o Mazembe, que o derrotou pelo placar de 2 x 0.

Para o treinador Celso Roth e seus comandados foi uma derrota realmente humilhante, além de ter sido a primeira vez que uma equipe brasileira não passava de uma semifinal.

Santos 2011

O Santos, após a empolgação de ganhar a Copa Libertadores da América de 2011 com uma equipe cheia de craques como Neymar, Ganso, Léo e Cia, achou que seu adversário europeu na final podia não ser tudo aquilo que falavam.

Depois de vencer a equipe japonesa do Kashiwa Reysol por 3 a 1 na semifinal, com gols de Neymar, Borges e Danilo, foi enfrentar nada mais, nada menos que o Barcelona. A equipe catalã treinada por Pep Guardiola e com Messi em pleno auge mostrou em campo uma superioridade absoluta.

O Peixe foi completamente amassado pela equipe catalã, não conseguindo fazer absolutamente nada em campo e dessa maneira saiu derrotado por 4 a 0.

Corinthians 2012

Depois de 12 anos o Corinthians, que havia sido o primeiro campeão do Mundial de Clubes nos moldes organizados pela FIFA, foi para o Japão para mais uma disputa.

Logo na semifinal o Corinthians comandado por Tite derrota os egípcios do Al-Ahly por 1 x 0. Para a final o Timão contava com milhares de torcedores, que viajaram para dar apoio a sua equipe de coração.

A tarefa não era nada fácil, já que a equipe paulista teria pela frente o Chelsea comandado por Rafa Benítez. O Corinthians não se assustou com isso e com um gol de Guerrero e atuação histórica de Cassio terminou como bicampeão Mundial.

Atlético Mineiro 2013

Depois de Cuca levar o Atlético Mineiro pela primeira vez na sua história a levantar a taça de Campeão da Libertadores a equipe de Ronaldinho Gaúcho chega ao Mundial de Clubes. A ideia era chegar à final e enfrentar o monstruoso Bayern de Munique.

No entanto na semifinal o Galo não passou nem mesmo pelo Raja Casablanca do Marrocos, perdendo por 3 x 1. Foi mais um enorme vexame sofrido por um clube brasileiro.

Grêmio 2017

Depois de estarem ausentes do Mundial de Clubes por 3 anos, as equipes brasileiras voltam com o Grêmio a lutar pelo título.
Na semifinal enfrentou a equipe mexicana do Pachuca vencendo por 1 x 0 na prorrogação. Chegada a hora da decisão, seu adversário seria o galáctico Real Madrid, do português Cristiano Ronaldo. Infelizmente o domínio da partida foi da equipe merengue que acabou vencendo com um gol de falta do português. O bi – o Tricolor venceu em 1983 – não veio.

Flamengo 2019

O Flamengo comandado pelo treinador português Jorge Jesus estava voando, ao conquistar a Copa Libertadores da América depois de 38 anos.

A equipe rubro-negra chegou ao Catar para participar do Mundial de Clubes cheia de moral e logo na semifinal a equipe carioca derrotou a equipe local do Al-Sadd por 3 x 1.

Na final, seu adversário seria o favorito Liverpool treinado por Jurgen Klopp. O jogo foi disputado de forma até surpreendente, com chances para os dois lados, mas na prorrogação os ingleses venceram com um gol de Roberto Firmino.

Palmeiras 2020

Em 2020 o Palmeiras disputou seu último mundial. Apesar de ser referente ao ano de 2020, o torneio foi disputado em 2021 por causa da pandemia. A experiência não foi nada animadora. A equipe alviverde perdeu para a equipe mexicana do Tigres por 1 x 0 e na disputa pelo 3º lugar perdeu novamente, desta vez para a equipe egípcia do Al Ahly, do Egito na decisão por pênaltis. Com um 4º lugar foi o pior resultado de uma equipe brasileira até hoje.

error: Futebol Latino 2023