*Por Mônica Alvernaz
A época entre uma temporada e outra sempre é marcada pela grande movimentação do mercado no futebol, sendo natural que ocorra troca de jogadores entre os clubes de um mesmo país.
Leia mais: Edwin Cardona deixa o Boca Juniors e acerta com time mexicano
Olho nos Latinos no Boxing Day da Premier League
No entanto, às vezes essa troca ocorre justamente entre os grande rivais de uma determinada região, acirrando, ainda mais, a rixa entre os clubes envolvidos.
Ao longo dos anos, diversos casos de jogadores que “traíram” os clubes que atuavam e foram direto para a equipe rival ocorreram. inflamando ainda mais uma rivalidade histórica.
Listamos cinco casos envolvendo grandes nomes do futebol mundial. Confira abaixo os envolvidos nessas polêmicas trocas de clubes.
1 – Batistuta (River Plate x Boca Juniors)
Não bastasse a enorme rivalidade entre os dois gigantes argentinos, Gabriel Batistuta. Depois de defender o River Plate no final da década de 80, o Batigol se transferiu para o Boca Juniors, por onde atuou uma temporada. Na recém final entre os clubes, Batistuta não ficou em cima do muro e assumiu a torcida para o clube da Bombonera.
2 – Di Stéfano (Barcelona x Real Madrid)
O atacante argentino é considerado responsável por inflamar a rivalidade entre os clubes espanhóis. Em 1953, o Barça fez a contratação com o River Plate, que tinha o passe do jogador. Simultaneamente, o Real fechou contrato com o Milionários da Colômbia, por onde Di Stéfano atuava na ocasião. O ministro do esporte na época sugeriu que ele atuasse de forma revezada pelos clubes, mas o atacante optou pelo Real, por onde fez história e foi ídolo.
3 – Carlos Tévez (Manchester City x Manchester United)
Em 2007, Tévez foi de empréstimo para o Manchester United. O argentino teve bom desempenho na equipe inglesa e foi campeão da Champions na temporada de 2007/2008. Na seguinte, chegou novamente na final, mas ficou com o vice-campeonato desta vez. Quando parecia que ele iria desenvolver uma história maior pelo clube, Carlitos Tévez se transferiu para o Manchester City, causando a ira dos torcedores de seu antigo clube.
4 – Romário (Flamengo x Vasco)
O cenário brasileiro não escapa destas polêmicas envolvendo rivais. Logo no início da carreira, o baixinho Romário defendeu as cores do Vasco da Gama, pouco antes de sair do Brasil para atuar no PSV. No entanto, retornar ao Rio de Janeiro, Romário optou nada mais nada menos que pelo Flamengo, arquirrival do clube de São Januário. Apesar da rivalidade das equipes, Romário teve boas passagens e grandes conquistas pelos dois clubes cariocas.
5 – Viola (Corinthians x Palmeiras)
Um dos mais polêmicos jogadores do futebol brasileiro, Viola era de estilo provocador em sua passagem pelo Corinthians, não deixando passar as provocações ao seu grande rival nos Derby’s em que atuou. Viola chegou a sair do Brasil para atuar no Valencia, mas após a breve passagem no exterior ele voltou ao Brasil para defender o grande rival de seu antigo clube. O atacante chegou a defender outros times brasileiros, mas não voltou ao Corinthians depois que defendeu o Palmeiras.