Há 12 anos a frente do comando técnico da seleção do Uruguai, Óscar Tabárez está prestes a receber uma honraria digna para poucos profissionais do futebol: Uma estátua em sua homenagem na cidade de Montevidéu, capital uruguaia.
Leia mais: Revés do Boca na La Bombonera rende excelente lucro aos apostadores
Alianza Lima pega três jogos de punição por problemas no clássico
Através do portal Montevideo Decide, endereço eletrônico ligado ao governo onde propostas são apresentadas a população e vão a votação para ver seu índice de aceitação, o questionamento sobre a constituição da estátua foi feita e prontamente aceita pelo povo charrua.
Quem levantou o tema foi o sociólogo Éric Álvez. Em entrevista dada ao jornal El Pais, ele confessa que durante a Copa do Mundo na Rússia no início pensava no tema de maneira mais embrionária, mas depois começou a analisar a situação com outros olhos.
Para ele, o principal motivo de sua homenagem recai também no aspecto do conteúdo e dos valores passados por Tabárez em suas entrevistas e no próprio trabalho desempenhado na Celeste Olímpica:
“O processo de Tabárez aconteceu quando toda a nossa geração era mais jovem, a identificação com a seleção era mais esportiva, agora existe algo que transcende o esportivo. Em dada coletiva de imprensa, o que eu sempre ressaltei é que o que ele falava não era apenas esportivo, era transmitir certos valores e certas análises da sociedade que fazia muitas pessoas diferentes se identificar.”
O intendente da cidade, Daniel Martínez, confirmou a aprovação da ideia e disse que até o final de 2018 a obra estará pronta e ficará exposta na prefeitura de Montevidéu.