bonus de cadastro

Fisioterapia desportiva: os cuidados que os clubes devem tomar no retorno do futebol

torneio-na-america-do-sul-tem-inicio-adiado-por-divida-de-equipe-Futebol-Latino-08-08
Foto: Mauro Cartelle/Rampla Juniors

Depois de um período extenso sem jogos por conta da pandemia, o tempo conhecido como “pré-temporada” ficou mais curto e a volta das partidas nos gramados foi ainda mais intensa na tentativa de equilibrar o calendário.

OS_BRAZIL_300x250_2020_Q2_SOC

Leia mais: Sebastián Beccacece ganha força para assumir campeão continental
Discussão por mensagens teria sido “estopim” para suicídio de Morro García

Apesar de os times tomarem muitos cuidados para minimizar o impacto na saúde dos jogadores, como o acompanhamento virtual do desempenho dos exercícios e atividades remotas, muitos jogadores ficaram lesionados nas últimas partidas.

Para evitar lesões nos jogadores, várias rotinas estão sendo acompanhadas de forma mais rígida pelos profissionais responsáveis pelo desenvolvimento do time, como a alimentação, já que os níveis de gordura no organismo tendem a aumentar em um período de maior sedentarismo. Os clubes maiores estão ajustando gradualmente a dieta de seus contratados, de acordo com as necessidades de cada corpo, para evitar sobrepeso ou desempenho abaixo da média por restrições calóricas.

Já na esfera do condicionamento físico, existe um tempo ideal para o corpo se preparar novamente para uma rotina de jogos tão intensa como a dos campeonatos, e é de, aproximadamente, oito semanas, mas esse tempo não poderia ser cumprido para que os calendários dos campeonatos fossem respeitados.

A parte dos treinamentos voltados para a preparação física foi mais longa na tentativa de recuperar o tempo perdido, e sobrou pouco espaço na rotina para a preparação tática, tendo uma queda perceptível no nível das partidas. Para mudar este cenário, é essencial contar com bons profissionais, como fisioterapeutas especializados na área desportiva.

Importância da fisioterapia desportiva para os atletas

A área desportiva pode ser uma carreira frutífera para quem se imagina em uma faculdade de fisioterapia. Especialidade específica para atletas, profissionais ou não, a prática é fundamental para reabilitar lesões e auxiliar na construção de força muscular, flexibilidade, resistência, equilíbrio e desempenho cardiovascular – a técnica garante uma volta saudável às competições e uma plena recuperação do período inativo.

Os profissionais trabalham com programas individuais para cada atleta e, a partir do acompanhamento e do desempenho de cada esportista, se descobre quais exercícios e terapias são indicados para cada um, potencializando o rendimento e contando com equipamentos específicos para a recuperação. Com responsabilidade e segurança, a fisioterapia desportiva foi pensada para colaborar com o bem-estar e ajudar o atleta a atingir seu máximo potencial.

No ramo profissional, independentemente da modalidade, este é um especialista muito requisitado. A competitividade é alta no esporte e todas as equipes querem tirar o maior proveito dos seus atletas. Por isso, se espera do profissional muita agilidade e competência.

É imprescindível conciliar uma rápida e efetiva recuperação com a menor perda de tempo possível. Uma área cheia de desafios e com diferentes possibilidades de atuações para quem estiver disposto a também se desafiar.

error: Futebol Latino 2023