Opinião FL: O futebol uruguaio que REALMENTE queremos ver está no Museo del Fútbol

Foto: Alberto Barbosa/Futebol Latino

Mesmo com apenas 3,6 milhões de pessoas povoando o país localizado a margem oriental do Rio de la Plata, o Uruguai sempre teve como premissa a união em prol da superação. Esse lema impera em praticamente todos os setores econômicos e sociais da nação e, no futebol, a situação não é diferente.

Leia mais: Opinião FL: O futebol uruguaio que REALMENTE queremos ver está no Museo del Fútbol
Time mexicano sonha com estrela colombiana para disputa do Mundial de Clubes

Uma maneira que o povo charrúa encontrou de retratar de maneira latente toda a história construída justamente calcada na união do talento e da persistência é o Museo del Fútbol, localizado dentro das estruturas do histórico Estádio Centenário na capital uruguaia, Montevidéu.

É preciso ressaltar logo de início que, para quem espera o mesmo nível de interatividade ou mesmo de sonoridade existente, por exemplo, no Museu do Futebol localizado no Estádio do Pacaembu em São Paulo, é bem não alimentar esse tipo de expectativa porque, claramente, não é essa a mensagem desejada pelos idealizadores do projeto.

Quando se caminha pelas flâmulas, camisetas, pôsteres, taças e outros elementos que contam de uma maneira fiel e muito mais honrosa a rica história do futebol do Uruguai e de todo o planeta (com nível bem mais alto do que o apresentado no episódio da última quarta-feira no Campeón del Siglo), é possível sentir a vibração e toda a relevância que o esporte tem nesse espírito do que podemos chamar de “teimosia boa”.

Não tenho nenhuma pretensão aqui de desmerecer ou diminuir a importância que outras contribuições deram a história do futebol recebeu, porém o Museo del Fútbol carrega algo precioso e vital para que sempre estejamos com a memória muito viva e atenta ao futebol uruguaio, aquele que REALMENTE queremos ver.

Confira as imagens:

 

error: Futebol Latino 2023