*Por Arthur Fernandes – Colaboração Especial
As ligas dos Estados Unidos são muito novas, porém, estão repletas de jogadores talentosos. Alguns jogadores reconhecidos e outros nem tanto, pois estão buscando o seu espaço.
Leia mais: Arsenal tem interesse em contratar Cuadrado, mas jogador parece avesso a saída
Saiba quem são os campeões invictos da Taça Libertadores
Por isso, listamos 10 jogadores que jogam nos Estados Unidos, mas que jogariam sem muitas dificuldades no Brasil, entre eles: 5 brasileiros, 1 canadense, 1 argentino, 1 uruguaio, 1 costarriquenho e 1 colombiano.
Veja:
10- Vinícius Tupan (Miami United – NPSL)
Vinícius Tupan é brasileiro, tem 22 anos de idade e joga como meio-campista. Atualmente no Miami United da National Premier Soccer League (NPSL), o jogador tem como principal característica a sua velocidade e as boas finalizações.
Em 2016, conquistou o título da APSL Fall Season pelo Boca Raton FC, jogou 8 partidas no torneio, marcou 4 gols e deu 4 assistências. Além disso, jogou o amistoso entre Boca Raton e São Paulo, onde marcou 2 gols e arrancou elogios do Rogério Ceni. Revelado pelo Paraná Clube, Tupan se destacaria jogando no Brasil.
9- Bruno Militz (Boca Raton FC – NPSL)
Bruno Militz é brasileiro, tem 26 anos de idade e joga como meio-campista. O jogador é o capitão do Boca Raton FC da National Premier Soccer League (NPSL). As suas principais características são os ataques em alta velocidade pelas diagonais, seus dribles e sua agilidade.
Desde 2015, Militz já ganhou diversos prêmios individuais, como 2 American Premier Soccer League (APSL) pelo Boca Raton FC e 1 Sunshine State Conference pela Lynn University. Além disso, foi eleito o jogador com maior desenvolvimento na temporada 2016-2017 pela Lynn University. Em toda sua carreira, Bruno disputou aproximadamente 50 partidas oficiais, marcou mais de 15 gols e forneceu cerca de 16 assistências.
Militz já disputou amistosos contra o New York Cosmos, Shakhtar Donetsk e São Paulo. Além disso, já foi companheiro de equipe de Amoroso e Luizão, mas atualmente é treinado pelo Athirson e joga ao lado do Edmar de Lacerda. O brasileiro foi revelado no futebol universitário há 2 anos pela Lynn University.
8- Alex (Houston Dynamo – MLS)
Alex é brasileiro, tem 28 anos de idade e joga como meio-campista. O mesmo está vestindo a camisa do Houston Dynamo da Major League Soccer (MLS). As suas qualidades principais são os passes precisos e as boas finalizações.
O jogador foi revelado pelo Grêmio Mauaense (Brasil), mas em 2008 tranferiu-se para o FC Wohlen (Suíça). Em 2009 e 2010, foi empresado para o Gossau (Suíça) e na temporada seguinte voltou para o Wohlen. Em 2012, Alex foi contratado pelo Chicago Fire (Estados Unidos). Em 2015, uniu-se ao Houston Dynamo, seu atual clube. Em toda sua carreira, o brasileiro disputou 207 partidas oficiais e marcou 18 gols.
7- Felipe Martins (New York Red Bulls – MLS)
Felipe Martins é brasileiro, tem 26 anos de idade e atua com meio-campista. Atualmente, o jogador está no New York Red Bulls da Major League Soccer. O mesmo tem uma grande precisão em seus passes longo e curtos, além disso, é um bom cobrador de bolas paradas.
Durante as categorias de base, Felipe jogou no PSTC (Brasil), Atlético Catarinense (Brasil) e Campo Grande (Brasil). Em 2008, Martins estreou profissionalmente no Padova (Itália). Em 2009, transferiu-se para o FC Winterthur (Suíça). Ainda em 2009 até 2011, o meio-campista vestiu a camisa do FC Lugano (Suíça). Em seguida, foi emprestado para o FC Wohlen (Suíça). Em 2012, Felipe Martins chegou no Canadá para jogar no Montreal Impact da MLS. Em 2015, foi contratado pelo New York Red Bulls dos Estados Unidos.
Em toda sua carreira, o brasileiro disputou 253 partidas e marcou 31 gols. O clube que o Felipe teve mais aparições foi o Montreal Impact, quando entrou em campo 93 vezes.
6- Cyle Larin (Orlando City – MLS)
Cyle Larin é canadense, tem 22 anos de idade e joga como atacante. Desde 2015, o norte-americano veste a camisa do Orlando City da Major League Soccer, que é o seu primeiro time profissional. Além disso, Larin teve passagens pela Seleção Canadense Sub-20 e pela Seleção Profissional Canadense. O jovem atacante é um artilheiro nato e possui características similares de muitos atacantes brasileiros.
Larin começou a sua carreira no futebol universitário, pois defendeu a University of Connecticut. Porém, em 2015, o canadense foi a primeira escolha da MLS SuperDraft , logo, juntou-se ao Orlando City. Em sua primeira temporada na MLS, Cyle ganhou o prêmio Rookie of the Year (Novato do Ano), pois marcou 17 gols em 27 partidas. Já na Seleção Canadense, o atacante disputou a última Golden Cup, realizada em 2015.
Em toda a sua carreira, Larin disputou 128 partidas e marcou 62 gols, sendo 24 partidas e 6 gols pela Seleção Canadense.
5- Hector Villalba (Atlanta United – MLS)
Hector Villalba é argentino, tem 22 anos de idade e atua como atacante. Recentemente, o latino-americano foi contratado pelo Atlanta United da Major League Soccer. Villalba é um atleta ágil, velocista e possui bastante tranquilidade na frente do gol.
Hector frequentou por 8 anos as categorias de base do San Lorenzo (Argentina), equipe que o revelou profissionalmente em 2012. Em 2016, o atacante argentino foi contratado pelo Atlanta United, mas a franquia estadunidense emprestou o jogador para o Tijuana (México) até o início de 2017, quando Villalba retornou para os Estados Unidos. Ao todo, são 102 partidas disputadas e 20 gols marcados durante sua carreira profissional.
4- Rodney Wallace (New York City FC – MLS)
Rodney Wallace é costarriquenho, tem 28 anos de idade e joga como meio-campista. O mesmo chegou aos Estados Unidos nesta temporada, sendo assim, defende o New York City FC da Major League Soccer. Além disso, o mesmo veste a camisa da Seleção Costarriquenha. Rodney é um jogador com um bom posicionamento em campo, é ágil e um bom finalizador.
Em 2009, Wallace estreou no DC United (Estados Unidos), que foi o seu clube profissional. Em 2015, vestiu a camisa do Portland Timbers (Estados Unidos), onde destacou-se. Em 2016, foi contratado pelo Arouca FC (Portugal), mas rapidamente foi contratado pelo Sport (Brasil). Além disso, defende a Seleção da Costa Rica desde 2011.
O costarriquenho já disputou 228 partidas e marcou 30 gols em toda a sua carreira.
3- Carlos Rivas (Orlando City – MLS)
Carlos Rivas é colombiano, tem 23 anos de idade e atua como atacante. O mesmo veste a camisa do Orlando City da Major League Soccer. Rivas é velocista, ágil e explosivo.
O camisa 11 do Orlando foi revelado pelo Once Caldas (Colômbia) em 2012. Em 2013, foi contratado pelo Deportivo Cali (Colômbia). Em 2015, o atacante chegou no Orlando City durante a temporada inaugural do time da Flórida na MLS. Durante toda a sua carreira, Carlos Rivas marcou 18 gols em 109 partidas.
2- Nicolás Lodeiro (Seattle Sounders – MLS)
Nicolás Lodeiro é uruguaio, tem 28 anos de idade e joga como meio-campista. Atualmente, Lodeiro joga no Seattle Sounders da Major League Soccer. Além disso, o mesmo já fez parte da Seleção Uruguaia. Lodeiro é um bom finalizador, sabe criar as jogadas e seus passes são precisos.
O uruguaio foi revelado pelo Nacional (Uruguai) em 2007. Em 2010, foi jogar 2 temporadas no Ajax (Holanda). Em 2012, chegou ao Brasil para jogar no Botafogo. Em 2014, transferiu-se para o Corinthians (Brasil). Em 2015, o Boca Juniors contratou o Lodeiro. Em 2016, chegou aos Estados Unidos para defender o Sounders. Nicolás também jogou na Seleção Uruguaia Sub-20 durante 1 ano, desde 2008 até 2009. Em 2009, começou a jogar na seleção principal até jogar a Copa do Mundo em 2014.
Lodeiro já disputou 321 partidas e marcou 67 gols em toda sua carreira. Entretanto, 62 partidas e 9 gols foram pela Seleção Uruguaia.
1-Ilsinho (Philadelphia Union – MLS)
Ilsinho é brasileiro, é brasileiro, tem 31 anos de idade e joga como meio-campista. O mesmo veste a camisa do Philadelphia Union da Major League Soccer. Ilsinho é um jogador hábil, velocista e um excelente driblador.
Revelado pelo Palmeiras em 2006, transferiu-se para o São Paulo no mesmo ano. Em 2007, foi contratado pelo Shakhtar Donetsk (Ucrânia) onde jogou por 3 anos. Em 2010, retornou ao São Paulo e jogou uma temporada. Em seguida, ficou 1 ano no Internacional e voltou para o Shakhtar Donetsk, onde jogou desde 2012 até 2015. Em 2016, Ilsinho começou a vestir a camisa do Philadelphia Union. Além disso, o meio-campista já vestiu a camisa da Seleção Brasileira Sub-23, onde foi medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, e no time principal da Seleção em 2007 e 2008.
Ao todo são 311 partidas disputadas e 33 gols marcados. Porém, foram apenas 5 jogos pela Seleção Brasileira e nenhum gol feito.