O racismo voltou a dar as caras no futebol espanhol tendo como alvo Vini Jr. Desta vez, o fato ocorreu durante a partida entre Mallorca e Real Madrid, no último domingo (5), vencida pelos anfitriões por 1 a 0. O embate em questão foi válido pela 20ª rodada do Campeonato Espanhol.
Leia mais: Nacho Fernández é exaltado por histórico ex-jogador argentino
Liga MX: Rodada de domingo é marcada por empates
Além das provocações para desestabilizar o atacante brasileiro, a transmissão feita pelo serviço de streaming DAZN captou uma ofensa racista vindo da arquibancada do Iberostar Estádio. No trecho da transmissão em questão, é possível ouvir, com clareza, Vini Jr. sendo chamado de “macaco”.
“Vinicius macaco! É um puto macaco!”
Organizadora do Campeonato Espanhol, LaLiga se pronunciou sobre o fato onde afirmou que as investigações para apurar o responsável foram abertas. Além disso, agregou que um endereço de e-mail ([email protected]) para que possíveis vídeos ou outras imagens sehjam enviadas com o intuito de facilitar a responsabilização de atos racistas.
“Diante dos fatos ocorridos na partida entre Mallorca e Real Madrid, onde mais uma vez observou-se insultos intoleráveis racistas contra o jogador Vini Jr, a La Liga coloca todos os meios técnicos do seu alcance e trabalha com o clube mandante para a identificação dos responsáveis com o objetivo de tomar as medidas legais oportunas”, detalhou a entidade em nota.
Esta não é a primeira oportunidade que o avante de 22 anos de idade é racialmente ofendido no futebol espanhol, sendo alvo do mesmo crime em jogos contra Valladolid e Atlético de Madrid.
Diante do próprio Mallorca, no primeiro turno de LaLiga, o tema do racismo chegou a ser abordado pelo capitão do Mallorca, Antonio Raillo. Todavia, o mesmo não apenas apontou que Vinicius é “provocador” dentro das quatro linhas como também usaria a “carta do racismo” quando criticado nesse aspecto.