Diferente das outras edições que aconteceram entre os meses de junho e julho a cada quatro anos, a Copa do Mundo do Qatar será disputada entre os meses de novembro e dezembro deste ano (mais precisamente entre 21/11 e 18/12),devido às altas temperaturas do país do Oriente Médio nos meses habituais do campeonato.
Leia mais: Sergio Romero tem lesão confirmada antes de estrear no Boca Juniors
Colômbia goleia a Guatemala e garante primeiro triunfo sob comando de Néstor Lorenzo
No entanto, ao contrário dos países da América Latina que adiantaram seus campeonatos para concluírem as partidas até a data limite, como os campeonatos do futebol europeu costumam se prolongar até o último bimestre de cada ano, o calendário da temporada 22/23 precisou ser reformulado.
Todos os campeonatos precisam ter suas temporadas encerradas um mês antes do início da Copa do Mundo, especialmente porque a maioria dos jogadores das seleções jogam no futebol europeu.
Os campeonatos nacionais da UEFA não precisaram de grandes mudanças e o início dos jogos aconteceu na primeira quinzena do mês de agosto. Entretanto, foi preciso estender a duração desses campeonatos e até adicionar algumas semanas no fim da temporada de jogos.
Veja como ficou o calendário de alguns campeonatos nacionais da Europa pela temporada 2022/2023
- Campeonato Alemão: 5 de agosto a 27 de maio de 2023
- Campeonato Espanhol: 12 de agosto a 4 de junho de 2023
- Campeonato Francês: 6 de agosto a 4 de junho de 2023
- Campeonato Italiano: 13 de agosto a 4 de junho de 2023
- Campeonato Inglês: 6 de agosto a 28 de maio de 2023
- Liga dos Campeões da UEFA (fase de grupos): 6 de setembro a 2 de novembro de 2022 (três semanas a menos do que o campeonato regular).
Porém, como não reduziram o número de rodadas dos campeonatos, mais partidas devem acontecer no meio da semana como às terças, quartas e quintas. Desta forma, o menor período de descanso pode causar maior desgaste dos jogadores, aumentando o risco de lesões.
“Outro ponto de discussão é que as emissoras de TV que compraram os direitos de exibir os jogos da Copa do Mundo o fizeram para o período de junho a julho e não de novembro a dezembro, algo pode possui a capacidade de gerar conflito de interesses. Nos Estados Unidos, por exemplo, os campeonatos de futebol americano costumam ser encerrados em dezembro de cada ano”, comenta Nayara de Azevedo, do Late Night Streaming.
Como a Copa do Mundo interferiu nas competições da Conmebol
Como não poderia deixar de ser, as competições de futebol organizadas na América do Sul também precisaram de mudanças em seus calendários. A Copa Libertadores da América começou em 9 de fevereiro e está prevista para terminar em 29 de outubro onde Flamengo e Athletico-PR decidem o título no Monumental Isidro Romero, na cidade de Guayaquil, no Equador.
Outra mudança foi na Copa Sul-Americana, torneio que tem sua competição final marcada para o dia 1º de outubro com o embate entre São Paulo e Independiente del Valle. Depois do palco inicial ter sido colocado em Brasília, mais precisamente no Estádio Mané Garrincha, a questão logística diante da proximidade do confronto e as eleições nacionais do Brasil ocorrendo um dia depois, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) decidiu por mudar o local da decisão para o Estádio Mario Kempes, em Córdoba, na Argentina.
As mudanças nos campeonatos de futebol profissionais da América do Sul foram mais assertivas porque as competições são encerradas ainda na temporada de 2022. Porém, isso também fez com que muitos times tenham “espremido” seus calendários para darem conta de tantos compromissos, algo que também teve seus prejuízos em relação a cansaço de atleta e, principalmente, o alto risco de contusões graves.