Nosso país lançou alguns dos melhores jogadores de futebol e muitos deles tiveram a oportunidade de se mudar para a Europa e jogar em algumas das maiores ligas em alguns dos maiores times do mundo.
Leia Mais: Torcida Organizada do Internacional é suspensa por três meses
Atacante do Sport é indiciado por vias de fato, ameaça e injúria por agressão a ex-namorada
Somos a seleção de mais sucesso nas Copas do mundo. Já levantamos a taça 5 vezes, tendo a mais recente acontecido em 2002. Apesar de termos sediado a Copa do mundo de 2014, perdemos de 7 a 1 na semifinal para a seleção da Alemanha, que acabou por vencer a competição. Com isso, ela ficou com apenas um título a menos que nós e vai participar da Copa do mundo 2018, que será sediada na Rússia. Com um simples acesso às apostas esportivas, é provável que você veja nossa nação como uma das favoritas para a Copa do mundo, já que o Neymar e seus companheiros buscam gravar o nome deles na história nacional e mundial.
Mas quem é o nosso melhor jogador de futebol? Analisamos alguns dos melhores jogadores brasileiros a pisar um gramado e suas respectivas conquistas individuais, bem como aquelas que eles ganharam tanto com o time quanto com a seleção nacional.
Pelé
Edson Arantes do Nascimento ou Pelé, como ele é mais conhecido, geralmente é considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos. Conhecido entre os jogadores como “o Rei do futebol”, o brasileiro conseguiu vencer três Copas do mundo durante sua ilustre carreira.
Pelé é um dos poucos jogadores brasileiros de destaque que nunca jogou na Europa por um time europeu, tendo passado a maior parte de sua carreira em Santos, antes de pendurar as chuteiras nos Estados Unidos, no time de futebol New York Cosmos.
Ele estreou no Santos com apenas 15 anos e é dono dos recordes de maior marcador de gols e de maior número de participações em jogos do time. Ele jogou mais de 1.100 vezes pelo Santos, marcando 1.000 gols em um período de dezoito anos no clube.
Internacionalmente, além de vencer as Copas do mundo de 1958, 1962 e 1970, Pelé também conseguiu se tornar o nosso maior marcador, com 77 gols.
Ronaldo
Ronaldo é um jogador que geralmente é considerado um dos melhores atacantes do jogo. Ele venceu duas Copas do mundo: a dos Estados Unidos, em 1994 e a da Coreia do Sul e Japão, em 2002. Ele ajudou nossa seleção nacional a chegar até a final da Copa do mundo de 1998. No entanto, na véspera da final, ele sofreu um mal-estar e foi levado às pressas para o hospital. Independentemente de ter sido liberado para jogar e de se colocar à disposição, ele não conseguiu ter o mesmo rendimento dos jogos anteriores da competição e a anfitriã França acabou por vencer de 3 a 0.
No que diz respeito a times, Ronaldo jogou por times rivais tanto na Espanha quanto na Itália, dentre eles Barcelona e Real Madrid, na Espanha e Inter de Milão e AC Milan na Itália. Ele venceu a Copa da UEFA com o Inter de Milão em 1998 e La Liga com o Real Madrid nas temporadas de 2002/2003 e 2006/2007. Foi nomeado três vezes para o prêmio de Jogador do ano da FIFA: em 1996, 1997 e 2002.
A carreira do atacante foi destruída por lesões nos joelhos e, mais tarde, por problemas de peso. Se não fossem esses problemas, é provável que Ronaldo tivesse ultrapassado Pelé e se tornado o maior marcador de gols da seleção brasileira de futebol.
Ronaldinho
Ronaldinho se mudou para a Europa em 2001, ao deixar o Grêmio para se juntar ao Paris Saint-Germain, onde começou a se estabelecer como jogador de destaque apesar de mostrar algumas inconsistências. Após duas temporadas em Paris, o atacante do meio-campo seguiu para o time espanhol Barcelona. Lá, lançou seu nome mundialmente ao vencer duas competições La Liga e a Liga dos campeões nos cinco anos que passou no clube.
Ele era titular da nossa seleção campeã da Copa do mundo de 2002, especialmente contra a Inglaterra nas quartas-de-final, onde ele mostrou seu enorme talento ao fazer o passe para Rivaldo marcar o gol do empate antes de ele próprio marcar um memorável tiro livre, que surpreendeu o goleiro inglês David Seaman.
Seu último clube na Europa foi o AC Milan, onde jogou por três temporadas e venceu o título da temporada 2010/2011 da série A. Ele se mudou de volta para o Brasil e terminou sua carreira em 2015.
Romário
Poucos jogadores foram tão precisos na área do pênalti quanto Romário. O atacante conseguiu marcar cerca de 700 gols em aproximadamente 900 jogos por clubes, vencendo três vezes o Eredivisie (campeonato holandês de futebol) com o PSV e uma vez a La Liga com o Barcelona.
1994 foi um excelente ano para Romário pois ele venceu a La Liga 1993/1994 com o Barcelona, a Copa do mundo de 1994 nos Estados Unidos e recebeu o prêmio de Jogador do ano da FIFA.
Assim como Pelé, Romário é considerado um dos melhores jogadores, tendo a lenda holandesa Johan Cruyff se referido a ele como “um gênio na área do gol”.
Cafu
Amplamente considerado um dos melhores laterais do futebol, Cafu conseguiu conquistar uma carreira na qual venceu duas Copas do mundo: a dos Estados Unidos, em 1994 e a da Coreia do Sul e Japão, em 2002. No que diz respeiro a clubes, ele venceu dois títulos da série A, um com o Roma na temporada de 2000/2001 e outro com o AC Milan, na temporada de 2003/2004.
Em competições continentais, ele ajudou o Real Zaragoza a vencer a Recopa Europeia e conseguiu vencer a maior competição de clubes da Europa, a Liga dos campeões, com o Milan em 2006/2007. O clube também venceu a Super copa e a Copa do mundo de clubes da FIFA, mais tarde nesse mesmo ano, e ele desempenhou um papel de bastante influência no sucesso do time.
Apesar de jogar mais para a defesa, ele era um jogador orientado para o ataque, que adorava avançar e fazer cruzamentos para seus colegas de time que estavam na área de pênalti. A longevidade dele enquanto jogador o ajudou a se tornar o jogador que mais vezes foi escalado pelo time do Brasil, tendo atuado 142 vezes pela seleção.
Dani Alves
Ele pode não ser o primeiro nome na súmula quando se pensa nos melhores jogadores de futebol brasileiros, mas Dani Alves, jogando atualmente no Paris Saint-Germain, é o brasileiro que ganhou o segundo maior número de troféus. Quem é o único jogador que tem mais troféus que ele? Não, não é o Pelé, nem o Ronaldinho e nem o Ronaldo. Na verdade é o Maxwell, que encerrou a carreira no futebol recentemente.
Você deve estar se perguntando por que o Maxwell não está nesta lista em vez do Dani Alves. Sim, ele pode ter ganhado mais troféus pelos clubes, mas a falta de atuações internacionais e as poucas atuações em clubes indicam que ele não está exatamente no mesmo nível do Dani, que é considerado um dos melhores laterais direitos da geração dele.
Dani Alves venceu a Copa América de 2007 com a seleção nacional e também a Copa de confederações da FIFA de 2009 e de 2013. Sua lista de conquistas individuais inclui o fato de ter feito parte da lista FIFA FIFPro World XI seis vezes e do Time do ano da UEFA quatro vezes.
Então quem é o nosso melhor jogador? Dani Alves conquistou muitos títulos pelos clubes, mas a verdade é que Pelé conseguiu vencer a Copa do mundo três vezes. Pelé é muito respeitado entre seus colegas de profissão e entre torcedores e a reputação dele enquanto Rei do futebol é algo que definitivamente não pode passar despercebido. Por esse motivo, a minha escolha seria ele.