No próximo dia 24 de maio, Ñublense e Flamengo se enfrentam no Estádio de Municipal de Concepción (também chamado de Estádio de Collao) pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores.
Leia mais: Técnico do Newcastle ‘esfria’ chance de contratação de Neymar
Depoimento de psicóloga em julgamento de Sebastián Villa é revelado
A partida é crucial tanto para as pretensões do atual campeão continental como também para o centenário clube chileno que vive quase uma ‘realidade paralela’ em sua primeira participação no torneio. Algo, aliás, que se torna mais surrealista quando se olha para as origens do clube fundado no início do Século XX.
A história do Ñublense
O clube foi fundado em 1916 com um nome diferente, Liceo Fútbol Club, e tem como sede Chillán, localidade pertencente a província de Diguilín e distante 400 km da capital do país, Santiago. O município fica em uma área vulcânica na região de Ñuble e tem mais de 184 mil habitantes. Entre as atrações do local, estão uma estação de esqui, que desce pelo vulcão Chillán até chegar em bosques no pé da montanha, além de águas termais nos hotéis locais.
Como você pôde perceber, o jogo contra o Flamengo não será na cidade do Ñublense porque o estádio da equipe, o Municipal Nelson Oyarzún Arenas, que tem capacidade para 12 mil pessoas, não atende às regras estabelecidas pela Conmebol. Apesar desta situação exemplificar a simplicidade do clube, ela não impede o time chileno de viver as páginas mais destacadas de sua história.
Dicas de Apostas Esportivas & Palpites do Brasil e do mundo é no Aposta 10!
Depois de chegar a Sul-Americana em 2008, quando foi eliminado na segunda fase pelo Sport Ancash, e em 2022, quando caiu na primeira rodada contra o Unión La Calera, o Ñublense disputa a Libertadores pela primeira vez após ficar na segunda posição do Campeonato Chileno no ano passado. As conquistas recentes, inclusive, justificam os apelidos da ordem de Diablos Rojos, Rojo e Longaniza Mecánica.
O Rojo, no entanto, também tem conquistas importantes no passado. Em 1976, o clube foi campeão da segunda divisão e, cinco anos antes, já haviam vencido o Apertura da segunda divisão. O Ñublense também é tricampeão da terceira divisão, conquistando o troféu em 1985, quando chamava Ñuble Unido, além dos anode de 1992 e em 2004, já com a atual nomenclatura.
O presente
Apesar do feito notável em 2022 e da vitória histórica na Libertadores, o Ñublense vive má fase. Foram oito derrotas nas últimas dez partidas e a ocupação da metade de baixo da tabela no Campeonato Chileno. Mais precisamente, o 12° lugar com 14 pontos, apenas quatro a frente do primeiro time dentro da zona de rebaixamento, o arquirrival Curicó Unido.
O torcedor do Flamengo já pode começar a pesquisar passagens aéreas para aproveitar a oportunidade de ver o Mengão enfrentar um adversário com uma história modesta, mas muito interessante, além de visitar um local fascinante do continente.
*Por Agência Conversion