*Por Mônica Alvernaz – Colaboradora do Futebol Latino
A semana promete ser movimentada nos bastidores do futebol boliviano. Isso porque na próxima sexta a Liga boliviana, composta pelos clubes locais, elegerá seu novo presidente. Os concorrentes são Miguel Ángel Antelo e Jaime Oña, representando Oriente Petrolero e Universitario, respectivamente.
Leia mais: Lucas Barrios desabafa em rede social sobre os questionamentos no Palmeiras
Lionel Messi recebeu até mesmo “apelo” de presidente argentino
A Liga boliviana é composta por 12 clubes locais, que estão divididos em dois grupos para a eleição de sexta. De um lado, Oriente, Sport Boys, Bolívar, Wilstermann e Real Potosí apoiando Jaime Oña. Enquanto do outro estão The Strongest, Universitario, Blooming, Nacional Potosí, Petrolero del Chaco, San José e Ciclón, apoiando Miguel Ángel Antelo.
Além da presidência da Liga boliviana, o candidato eleito será o vice-presidente da Federação Boliviana de Futebol (FBF), hoje presidida por Rolando Lopez. Juntamente com o vice-presidente da FBF, a Liga precisa eleger um segundo representante para a federação, que assumirá o lugar deixado por Wálter Zuleta, na tesouraria da FBF.
A definição do novo presidente da Liga boliviana já deveria ter ocorrido há 1 mês, mas a ausência de quórum suficiente impediu a realização da reunião para a votação.
Com o descenso de Ciclón e retorno de Gabuirá à Liga Boliviana, o panorama da votação pode ser alterado, já que os votos dos dois clubes são opostos. Além disso, há possibilidade da mudança de lado do Blooming, o mudaria a maioria dos votos de lado.
A reunião que definirá o novo presidente terá como pauta complementar determinar a data de início do Apertura 2016-2017, bem como as premiações atreladas à essa competição.