*Por Tiago Emanuel
No domingo, 30 de outubro, ocorreram as primeiras partidas das semifinais de conferência da MLS, e as quatro partidas resultaram em algo nunca antes visto na competição. Enquanto progressivamente os latinos aderiram os pontos corridos, a galera do Tio Sam mostrou a emoção de decidir um campeonato no mata-mata.
Leia mais: Conheça os cinco melhores caldeirões das Américas
Após passar por cirurgia, Valencia promete voltar mais forte ao Manchester United
Pela Conferência Leste, Montreal Impact derrotou New York Red Bulls pelo placar mínimo e o Toronto FC fez 2×0 no New York City. No Oeste, o Los Angeles Galaxy venceu o Colorado Rapids por 1×0, enquanto o Seattle Sounders aplicou um forte 3×0 no FC Dallas, com uma atuação de gala do uruguaio Nicolás Lodeiro.
Os quatro vencedores deram cabo a uma tradição: desde 2011, a MLS utiliza um sistema de repescagem, no qual os três primeiros colocados de cada conferência avançavam às semifinais e aguardavam o confronto entre o quarto e o quinto colocados do Leste e do Oeste para definir seus adversários. Com o aumento para 20 equipes em 2015, os dois melhores de cada conferência passaram a aguardar a repescagem do terceiro ao sexto colocado.
Nos cinco primeiros anos do formato, as equipes semifinalistas que chegaram através da repescagem, nunca haviam vencido ao mesmo tempo as partidas de ida. Os casos mais emblemáticos foram Montreal (5º colocado com 45 pontos) derrotando os Red Bulls (1º com 57) e Seattle (4º com 48) batendo Dallas (1º com 60, vencedor do Supporter’s Shield, prêmio dado ao melhor time da temporada regular).
Os jogos de volta acontecerão na casa dos derrotados no próximo final de semana, dando margem para a reversão dos resultados adversos, mas pela primeira vez, todos os times de repescagem venceram ao mesmo tempo na MLS, o que demonstra a dinâmica da competição decidida no mata-mata. E você, ainda prefere pontos corridos?