*Por Vinicius Fernandes
Na noite da última terça-feira (9), em jogo de volta da segunda fase da Copa Chile, a Universidad Católica sofreu, mas eliminou o La Serena, com um triunfo por 2 a 1 no tempo normal e depois por 6 a 5 nos pênaltis, no Estadio San Carlos de Apoquindo, em Santiago.
Leia mais: Cobresal goleia e vai às oitavas de final da Copa Chile
Atual ‘Melhor da América’ pode ser emprestado; Entenda
Como havia vencido na ida por 1 a 0, em casa, o time visitante jogava pelo empate para avançar, mas a UC foi muito superior. A equipe comandada por Gustavo Quinteros foi a campo com o que tinha de melhor, incluindo José Pedro Fuenzalida, que saiu do avião para reintegrar-se ao elenco, ser relacionado e começar de titular.
Mal a bola rolou, um arremate de Kevin Medel terminou no travessão, mas a partir daí os mandantes tomaram conta das ações. Aos 21 minutos, um apagão deixou o estádio às escuras. Quando a iluminação voltou, 14 minutos depois, o panorama seguiu o mesmo e aos 40, o argentino Sebastián Sáez inaugurou o marcador com um chute cruzado.
No segundo tempo, os papayeros não conseguiram reagir e acabaram sofrendo mais um tento de Sáez, aos 21 minutos. Quando parecia tudo tranquilo e definido a favor da UC, uma cabeçada do uruguaio Enzo Ruiz levou a decisão para os pênaltis.
Nas penalidades máximas, após cinco acertos de cada lado, o goleiro argentino Matías Dituro defendeu a cobrança de Sebastián Rivera, a sexta dos visitantes, e em seguida converteu para decidir o placar. Agora, a Universidad Católica espera por Palestino ou Santiago Morning, nas oitavas de final.