Nos pênaltis, Peru elimina Paraguai e pode pegar Brasil na semi da Copa América

Créditos: Divulgação/Seleção Paraguaia

O Peru está na semifinal da Copa América de 2021. Nos pênaltis, os peruanos eliminaram os paraguaios por 4 a 3 na noite desta sexta-feira (2), em jogo no Estádio Olímpico de Goiânia e aguarda o adversário da semifinal que vai sair do confronto entre Brasil e Chile.

Soccer 300x250

Leia mais:
Confira quem pode deixar a Copa América e “reforçar” o Brasileirão
Eliminado da Copa América, goleiro da Bolívia pode ganhar chance de ouro no futebol sul-americano

A partida acabou 3 a 3 no tempo normal e como se não bastassem os gols, ficou marcada também pelas expulsões do zagueiro paraguaio Gustavo Gómez (ainda no primeiro tempo) e do meia peruano André Carrillo (nos minutos finais da etapa complementar).

A primeira etapa foi de muita movimentação e bons momentos para os dois times em Goiânia. Tanto Peru quanto Paraguai criaram chances de gols e movimentaram o placar no Estádio Olímpico.

O gol de abertura do placar saiu de uma bola parada aos 10 minutos. Após cobrança de escanteio, Gallese fez ótima defesa em cabeceio de Martínez, mas no rebote a bola ficou com o zagueiro palmeirense Gustavo Gómez, que apenas teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes peruanas.

A igualdade no marcador do jogo em Goiânia saiu aos 20 minutos. Carrillo fez boa jogada individual pela direita, deixou a marcação para trás e cruzou para o atacante Lapadula finalizar de primeira, sem chances de defesa para Antony Silva.

Pegando fogo, o jogo voltou a ter mudança no placar aos 39 minutos. Após mais uma grande jogada de Carrillo, a bola sobrou para Tapia lançar Lapadula, que invadiu a área e chutou de primeira na saída do goleiro paraguaio.

Já nos acréscimos da primeira etapa – aos 47 minutos – os autores dos gols do jogo (Gustavo Goméz e Lapadula) se envolveram em uma confusão que acabou com a expulsão do zagueiro, que já tinha recebido um cartão amarelo por reclamação no lance que originou o gol da virada peruana.

Se a primeira etapa foi muito movimentada, a complementar não ficou muito atrás. Apesar de ter um jogador a menos, o Paraguai foi ao ataque e comandou as principais ações dos 45 minutos finais apesar de chegadas dos peruanos.

O empate paraguaio saiu aos oito minutos. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou na segunda trave para o zagueiro Júnior Alonso. O defensor do Atlético-MG aproveitou a oportunidade e estufou as redes peruanas.

Com um jogador a mais, o Peru chegou ao terceiro gol aos 35 minutos. Após carregar a bola, Carrillo tocou para Yotún, que arriscou o chute da intermediária. A bola desviou em Rojas e tirou todas as possibilidades de defesa do goleiro Silva.

Aos 39 minutos, outro jogador foi para o chuveiro mais cedo. O meia-atacante peruano André Carrillo já tinha cartão amarelo, cometeu uma falta em Piris da Motta no meio de campo, recebeu o segundo amarelo e foi expulso da partida.

O Paraguai não tinha mais nada a perder e foi com tudo para o ataque em busca do gol de empate e foi premiado aos 44 minutos. Após chutão da defesa, Samudio brigou dentro da área, dividiu com o goleiro Gallese e a bola sobrou para o atacante Gabriel Ávalos, que chutou de primeira e levou a decisão do semifinalista para os pênaltis.

Distribuição dos pênaltis:

Peru:

Lapadula – Gol
Yotún – Gol
Ormeño – Defesa de Silva
Tapia – Gol
Christian Cueva – Defesa de Silva
Miguel Trauco – Gol

Paraguai:

Ángel Romero – Gol
Júnior Alonso – Gol
Héctor Martínez – Para fora
Braian Samudio – Para fora
Piris da Motta – Gol
Espínola – Defesa de Gallese

Semifinal:

Mais que garantido na próxima fase da Copa América, o Peru aguarda a definição de seu adversário na semifinal, que vai sair do jogo das quartas de final entre Brasil e Chile.

O jogo da seleção canarinho será ainda nesta sexta-feira (2), às 21h (de Brasília), no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

Ficha técnica Peru x Paraguai:

Local: Estádio Olímpico, Goiânia (GO)
Data-Horário: 02/07/2021 – 18h (de Brasília)
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Auxiliares: Carlos Barreiro (URU) e Martin Soppi (URU)
VAR: Mauro Vigliano (ARG)
Cartões amarelos: Santamaría, Cueva, Carrillo (PER); Gustavo Gómez, Villasanti, Espínola (PAR)
Cartão vermelho: André Carrillo (PER); Gustavo Gómez (PAR)
Gols: Gustavo Gómez (10’/1ºT), Lapadula (20’/1ºT), Lapadula (39’/1ºT), Júnior Alonso (8’/2ºT), Yotún (35’/2ºT), Ávalos (44’/2ºT)

Peru: Pedro Gallese; Aldo Corzo (Lora, aos 46/2ºT), Christian Ramos, Ánderson Santamaría e Miguel Trauco; Renato Tapia, Yoshimar Yotún, André Carrillo, Sergio Peña (Ormeño, aos 14/2ºT) e Christian Cueva; Gianluca Lapadula. Técnico: Ricardo Gareca.

Paraguai: Antony Silva; Alberto Espínola, Gustavo Gómez, Júnior Alonso e Héctor Martínez; Mathías Villasanti (Piris da Motta, aos 33/2ºT), Ángel Lucena (Robert Rojas, aos 0/2ºT) e Richard Sánchez (Gabriel Ávalos, aos 37/2ºT); Ángel Romero, Santiago Arzamendia (Julio Enciso, aos 37/2ºT) e Carlos González (Brian Samudio, aos 22/2ºT). Técnico: Eduardo Berizzo.

error: Futebol Latino 2023