*Denis Santos
O Independiente del Valle entrou em campo no estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, com uma proposta de jogo bem objetiva: atacar o tempo todo e marcar os gols necessários para poder avançar de fase. O Unión Santa Fé também foi para a partida com uma estratégia muito bem definida: fazer o tempo passar e defender a vantagem de dois gols obtida na primeira partida a qualquer custo para garantir a classificação.
Leia Mais: Rionegro Águillas surpreende e elimina o Oriente Petrolero na Sul-Americana
Lembra dele? Ex-Flamengo troca socos com colega de time no futebol chileno
No final foi premiada a equipe que priorizou o ataque! Os equatorianos dominaram completamente os argentinos e venceram no tempo normal por 2 a 0. Nos pênaltis, o Independiente também foi mais eficiente e venceu por 4 a 2, em classificação mais do que merecida. Os equatorianos estão na próxima fase!
Para reverter a diferença de dois gols, o Independiente del Valle tinha que atacar desde o início da partida, pois o tempo era um dos seus inimigos.
O jogo
Foi só o árbitro apitar para os equatorianos partirem para cima dos argentinos. Em cinco minutos, duas chances claras foram criadas. E na terceira oportunidade, Cabeza invadiu a área, entortou o zagueiro Gomez e finalizou no canto, a bola ainda bateu na trave antes de entrar, 1 a 0.
O Del Valle continuou amassando o Unión durante toda a etapa inicial. Um pouquinho mais de capricho e os equatorianos teriam igualado o resultado agregado já nos primeiros 45 minutos.
O segundo tempo começou e o panorama continuou o mesmo. De tanto insistir, o Independiente acabou premiado com mais um gol. Aos 11 minutos, Dajome recebeu pelo lado direito e cruzou, Gomez tentou cortar e acabou jogando para o próprio patrimônio, 2 a 0.
Mas parecia que o Del Valle não queria definir a classificação nas penalidades máximas e continuou atacando. Inclusive, poucos minutos depois, até chegou a marcar o terceiro em bate e rebate, mas o árbitro anulou o gol alegando irregularidade no lance.
Os equatorianos assustavam de todos os jeitos: fosse em cobrança de falta, cruzamentos ou chutes de afora da área, todas as jogadas criadas levavam perigo a meta argentina.
Pênaltis
Como não saíram mais gols, a classificação acabou sendo decidida nos pênaltis. E o Del Valle voltou a vencer também nas penalidades por 4 a 2.